18/06/2015

Mulher que descobriu Mistério do Portal Nogueirense recebe vários prêmios

Isa F. Bragalia matou a charada e ganhou vários prêmios

A leitora Isa F. Bragalia descobriu na tarde de terça-feira (16) que a resposta do ‘Mistério N’ é Emef Luiz de Mello (Escola da Ponte de Tábua). Ela ganhou:
1 Óculos de Sol (Oferecido pela Ópticas Ipanema);
1 Churrasqueira Elétrica (Oferecida pela Pineapple do Supermercado Buona Gente);
1 Garrafa Térmica (Oferecida pela Hoken);
2 Passaportes para o Hopi Hari (Oferecidos pela Ibratur Turismo).

Parabéns, Isa!!

ministerioN2 (3 de 5) ministerioN2 (2 de 5) ministerioN2 (1 de 5) ministerioN2 (5 de 5)

O mistério

O ‘Mistério N’ foi descoberto no segundo dia com mais de 600 comentários. Cada dica era publicada em um dia da semana e representava um enigma que levava a uma resposta. Descoberta, esta resposta se tornava uma pista para desvendar o mistério.

As pistas dadas foram:

SEGUNDA-FEIRA

Dica: enigma segunda-feira

Resposta: Escola de Emergência do Bairro Ponte de Tábua

A história da Escola da Ponte de Tábua começa, definitivamente, em 1966, quando o nogueirense Alcides Haeck realiza a doação da área para a construção da, então denominada, Escola de Emergência do Bairro Ponte de Tábua. Com o tempo, a escola passou por reformas e até mudou de nome. Em homenagem a um antigo proprietário das terras, a Câmara de Vereadores oficializou o nome: Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiz de Mello. A imagem da pista levava a primeira nomenclatura da escola: Emergência.


TERÇA-FEIRA

Dica:

Resposta: Abelhas + pistas do local onde a escola está

O videoclipe do Kid Abelha traz duas pistas. A primeira pista se refere ao próprio nome do grupo musical – Kid Abelha. Atualmente, entrar no espaço da escola é arriscado. Visto que o local está cheio de abelhas. Logo na entrada é possível encontrar um enxame de um metro. Dentro da escola, nossa equipe registrou vários outros enxames.

IMG_0004IMG_9989 IMG_9990 IMG_9973

A segunda pista está na letra da música, que contém dicas sobre a escola nos refrãos. “Nada sei dessa vida, Vivo sem saber, Nunca soube, nada saberei, Sigo sem saber” (se dependesse desta escola, ficaríamos sem sabedoria). “Que lugar me pertence, Que eu possa abandonar” (O local está abandonado). “Sempre na estrada” (Rodovia dos Agricultores), “Sempre distante” (é uma escola distante da zona urbana). “De seus peixes, suas perdas” (Fica ao lado do principal rio de Artur Nogueira – Rio Poquinha).


PRÓXIMAS PISTAS QUE SERIAM DIVULGADAS: 

QUARTA-FEIRA

Dica: Ao fechar-se, abriu-se como nunca

Resposta: Portão (entrada) da escola

A dica faz referência à retirada do portão da escola. Após ser fechado, em 2009, prédio perdeu as grades que bloqueavam a principal entrada. Alguns moradores relatam que o portão que havia no local foi furtado. Não existe ocorrência sobre o possível crime. Fato é que hoje, mesmo “fechada”, qualquer um pode facilmente entrar no local ao contrário de quando a escola funcionava regularmente.

IMG_9998


QUINTA-FEIRA

Dica: Por cima dela é possível ter uma boa vista

Resposta: Ponte de Tábua e Ribeirão Boa Vista

A pista faz uma analogia a duas características do local onde a escola foi construída. A primeira se refere a ‘somente passando por cima dela’, ou seja – uma ponte, no caso a Ponte de Tábua, nome do bairro. Segundo, ‘ter uma boa vista’, que se refere ao córrego do local. O Ribeirão Boa Vista, popularmente conhecido como Rio Poquinha, fica ao lado da escola, e é o principal rio de Artur Nogueira.

IMG_0014


SEXTA-FEIRA

Dica: Foi criada para o lazer e descanso, mas sem ela você não entenderia esta frase

Resposta: Escola

A palavra escola deriva do grego e originalmente significa “lazer”, “descanso”. Na Grécia Clássica, estudar era uma atividade possível apenas para aqueles privilegiados que não precisavam trabalhar.

IMG_9991

IMG_9986

IMG_9979

Nas próximas semanas outro ‘Mistério N’ deve ser lançado. Com mais prêmios e dicas novas. Até!


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.