14/09/2020

Missa online celebra Dia da Padroeira de Artur Nogueira

Dia de Nossa Senhora das Dores foi estabelecido na década de 50, pelo Papa Pio X

Da redação

Nesta terça-feira (15) é celebrado em Artur Nogueira o Dia de Nossa Senhora das Dores, padroeira do município. Foi na década de 50 que a data foi estabelecida pelo Papa Pio X, em Roma. Em Artur Nogueira, devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, a data será celebrada com uma missa online.

O nome de Nossa Senhora das Dores é uma alusão às dores sofridas por Maria, mãe de Jesus. Entre os episódios das dores sofridas estão a profecia de Simeão, a fuga para o Egito, a perda de Jesus aos doze anos durante a peregrinação à Cidade Santa, o caminho de Jesus para o Calvário, a crucificação, a deposição da cruz e a sepultura.

A santa costuma ser representada com a imagem de um semblante de dor e sofrimento devido aos episódios vivos frente à morte e crucificação de Cristo. O culto a Nossa Senhora das Dores teve começo em 1221, no Mosteiro de Schönau, na então Germânia, hoje Alemanha. A festa de Nossa Senhora das Dores celebrada em 15 de setembro teve início em Florença, na Itália, no ano de 1239, através da Ordem dos Servos de Maria.

A Nossa Senhora das Dores também possui outras nomeações ao redor do Brasil e do Mundo. Entre elas estão Nossa Senhora da Piedade, Nossa Senhora da Soledade, Nossa Senhora das Angústias, Nossa Senhora das Lágrimas, Nossa Senhora das Sete Dores, Nossa Senhora do Calvário, Nossa Senhora do Monte Calvário, Mãe Soberana e Nossa Senhora do Pranto, invocada em latim como Beata Maria Virgo Perdolens ou Mater Dolorosa (Mãe Dolorosa).

Além de Artur Nogueira, Nossa Senhora das Dores possui o título de padroeira em outras cidades do país. Os municípios que têm a santa como padroeira são Guaxupé (MG), Candiba (BA), Mairi (BA), Assaré (CE), Coreaú (CE), Areal (RJ), Avaré (SP), Teresina (PI), Doresópolis (MG), Miracatu (SP), Caldas Novas (MG), Itobi (SP), Casa Branca (SP) e Tubarão (SC).

A prece à santa é usada para iniciar a reza do Terço de Nossa Senhora das Dores: “Virgem Dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas dores particulares, graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos, Senhora de Vosso Divino Filho, pelos méritos de vossas dores e lágrimas. A graça, amém”.

Programação

Na manhã desta terça-feira (15), à partir das 9 horas, haverá a celebração da missa de Nossa Senhora das Dores. A programação, que deverá ser ministrada pelo padre Edson Tagliaferro, será transmitida pelo perfil da Paróquia Nossa Senhora das Dores pelo Facebook e no YouTube.

Acesse o link: https://www.facebook.com/paroquiansdoresartur/

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.