20/06/2019

Missa em celebração ao Corpus Christi reúne centenas de fiéis em Artur Nogueira

Solenidade aconteceu na manhã desta quinta (20) na Paróquia Santa Rita de Cássia e foi presidida pelo Padre Lázaro Lourenço

Da redação

A celebração de Corpus Christi começou cedo nesta quinta-feira (20) em Artur Nogueira. Os fiéis da Paróquia Santa Rita de Cássia se reuniram às 8h em uma missa, a fim de celebrar o real significado da data. Essa é uma celebração religiosa tradicional da Igreja Católica e tem como objetivo comemorar o Mistério da Eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo.

Na ocasião os fiéis também puderam destinar alimentos e roupas para doação que deverão ser entregues à entidades filantrópicas e pessoas carentes da cidade. A entrega dos itens deve ser feita na própria unidade.

“O Corpus Christi é uma forma de honrarmos a presença real de Deus em nosso meio. Jesus está presente na Eucaristia e para nós isso não é símbolo, mas sim a presença real Dele, um símbolo do amor. Podemos dizer que a celebração dessa data é uma declaração do nosso amor a Deus, esse Deus que caminha com seu povo e que está presente como centro da nossa comunidade”, pontua o Padre Lázaro Lourenço, responsável pelo paróquia.

Outras programações

Ainda nesta quinta-feira (20), a partir das 15 horas, o Ginásio de Esportes Maurício Sia, situado no Jardim Fáveri, sediará uma missa especial, ministrada pelo padre Edson Tagliaferro, da Igreja Nossa Senhora das Dores. O evento contará com uma encenação a ser realizada jovens no local.

Posteriormente, ocorrerá a tradicional procissão pelas ruas ornamentadas no município. Chegando à Igreja Nossa Senhora das Dores (Igreja Matriz), haverá também a Benção do Santíssimo Sacramento. Para encerrar a programação, no Salão Paroquial da Igreja Matriz, haverá a venda de pastéis, mini-pizzas, caldos (mandioca e feijão), refrigerantes e sucos ao público presente.

Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 8 de setembro de 1264. Ela costuma ocorrer 60 dias após o domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Durante esta data são celebradas missas festivas e ruas são enfeitadas para a passagem da procissão, conduzida geralmente por um bispo ou pároco da igreja católica local, acompanhada por fiéis.

A tradição de enfeitar ruas começou na cidade de Ouro Preto (MG). A procissão por vias públicas busca testemunhar a adoração e veneração da Santíssima Eucaristia. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.

Veja as fotos:

Leia mais

Confira a programação de Corpus Christi em Artur Nogueira

Padre fala sobre a importância de Corpus Christi

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.