13/06/2019

Miopia não é brincadeira: doença acomete mais de 80 milhões de crianças no mundo

A miopia é uma doença muito frequente cuja incidência tem aumentado, principalmente nos pacientes mais jovens

Informe publicitário

Você sente que sua visão não é nítida? Tem dificuldades para enxergar objetos a distâncias mais longas? Atenção, você pode ter miopia!

A miopia, também conhecida como visão curta, é uma alteração dos olhos que causa embaçamento visual a longas distâncias. Normalmente, pessoas com miopia permanecem com uma boa visão para as atividades de perto, como leitura, uso do celular e do computador, contudo, sentem dificuldade em assistir televisão, dirigir e até mesmo enxergar a lousa no colégio. A miopia é uma doença muito frequente cuja incidência tem aumentado, principalmente nos pacientes mais jovens. De acordo com o Médico Oftalmologista Matheus Vieira, especialista em correção de grau, cerca de 80 milhões de crianças no mundo apresentam miopia e este  número tende a aumentar.

Resultado de imagem para crianças miopia

Pacientes acometidos pela miopia tendem a apertar os olhos para conseguir enxergar melhor e isto é um sinal muito importante! Adultos conseguem perceber facilmente suas dificuldades com a miopia quando suas atividades diárias começam a se tornar mais difíceis, como ver um letreiro, identificar um ônibus e dirigir durante à noite. Por outro lado, as crianças geralmente demoram mais para reclamarem da doença, e só passam a sentir dificuldades quando começam a ir para a escola e utilizar mais a sua visão de longe. Essas crianças normalmente fazem uso de computadores, tablets e celulares com bastante frequência.

Segundo o oftalmologista Matheus Vieira, estudos atuais mostram que crianças que realizam mais atividades ao ar livre, como brincar e praticar esportes, e passam tempo menor em contato com tablets, computadores e celulares acabam por diminuir a velocidade de aumento da miopia. Também existem colírios que, quando usados na infância, diminuem a velocidade do aumento do grau! A miopia tende a aparecer na adolescência e progredir até a idade adulta, entre os 20 e 25 anos. Porém, em casos de graus mais elevados, ela pode continuar aumentando apesar da idade e por isso merece cuidados especiais.

Resultado de imagem para miopia

Mas a miopia também tem um lado positivo, sabia? Alguns estudos mostram que pacientes com a doença tendem a ter um QI (Quociente de Inteligência) maior que a média das demais pessoas! De qualquer maneira, é importante diagnosticar a miopia e verificar as possibilidades de correção. Esse trabalho é desenvolvido pelo médico oftalmologista. O diagnóstico é feito com um exame, que além de ver quanto o paciente enxerga ajuda a definir o grau dos olhos. O oftalmologista verifica também todas as outras alterações que o olho pode ter. Após o diagnóstico, o tratamento da miopia é baseado no uso de lentes corretivas (óculos e lentes de contato) e até mesmo em cirurgias.

Infelizmente a miopia está relacionada a algumas doenças e por isso merece um acompanhamento no mínimo anual. Dentre essas doenças se encontram:
– Descolamento de Retina
– Degenerações da Retina
– Degeneração Miópica
– Glaucoma

E aí, identificou alguns dos sintomas apresentados? Consulte hoje mesmo seu oftalmologista! Para você que busca atendimento de qualidade, conte com a expertise do médico oftalmologista Matheus Vieira, formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2010 e com residência em oftalmologia pela Universidade de Campinas (Unicamp). Além de fazer consultas em modalidade particular, o oftalmologista também atende uma ampla gama de convênios, dentre eles Unimed, Santa Casa de Limeira – Frei Galvão Saúde, Beneficência Portuguesa e PlanSaúde.

Então não perca tempo, agende hoje mesmo sua consulta! O consultório do Dr. Matheus Vieira está sediado na Clínica Cáritas, localizada na Avenida 15 de novembro, 892, em Artur Nogueira. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8 as 17h. para mais informações ligue (19) 3877-5313. Se preferir, clique aqui e agende sua consulta.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.