10/06/2012

Mercado de trabalho assusta e desafia os brasileiros

Paulo Holdorf /Thierri Farias

Em um mundo capitalista buscar uma boa colocação no mercado de trabalho é fundamental. Cada vez, mais jovens saem do ensino médio e faculdade, buscando o primeiro emprego e se firmar financeiramente. Alcançar o sucesso profissional e ter o respeito perante a sociedade é um sonho que se conquista aos poucos, como diria a lenda viva do basquete americano, Michael Jordan em seu livro “Nunca deixe de tentar” é necessário dar um passo de cada vez, para alcançar algo na vida.

O primeiro Emprego é uma realidade na vida do estudante de cursinho pré-vestibular Tesley Rodrigues, de 19 anos. Em abril deste ano seu pai insistiu que ele começasse a trabalhar, tendo que fazer seu currículo e buscar uma vaga no mercado de trabalho de Porto Alegre. Poucos dias depois, Rodrigues conseguiu um emprego como vendedor em uma loja e se diz satisfeito com o trabalho. “É muito bom ganhar o seu dinheiro e sair para comprar, você se sente útil quando trabalha. Não vou negar que cansa, mas vale muito a pena”.

Por outro lado, Leilaini Egoroff, publicitária que iniciou sua carreira de “baixo”, já atingiu o sucesso profissional. A jovem publicitária de 27 anos conquistou o seu primeiro emprego na Overmídia, seguindo para Z+ e a Load Comunicação Ltda, após esse período, se destacou em suas funções e foi contratada pela Táxi Labs, onde ganhou prêmios de destaque, o que levou a atuar na AlmapBBDO, sonho de “consumo” de qualquer publicitário.

Leilaini se considera bem sucedida pelo fato de olhar para trás e gostar muito dos trabalhos que realizou, pelos resultados com os clientes e pelos números alcançados. Ela dá conselhos aos futuros profissionais que batalharão por uma vaga no mercado de trabalho. “Faça uma boa faculdade: busque boas notas, participe das atividades que o curso oferece, converse com os professores, pergunte a eles sobre a sua experiência de trabalho no mercado. E leia, leia, leia livros, artigos e revistas da área. Seja uma esponja, absorva o máximo que puder de conhecimentos gerais, e da área que pretende atuar principalmente. O mercado tem vaga para todos que estão dispostos a ir além.”

Para a Psicóloga Fábia Alves é normal sentir- se nervoso com a relação ao primeiro emprego e é fundamental manter-se confiante durante a entrevista de emprego. Para ela alcançar o sucesso é um processo que depende muito do controle emocional. “Saber se relacionar emotivamente de uma maneira correta pode fazer fundamental, para receber o reconhecimento desejado. Saber quando falar, ou ficar calado, pode leva-lo a uma promoção”.

O mercado de trabalho assusta aos jovens e desafia aqueles que já estão nela há algum tempo. Seja para conseguir o primeiro emprego, ou para alcançar o sucesso profissional, o mercado é competitivo e abre espaço apenas para os competentes e preparados.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.