08/10/2010

Meningite mata garoto de 12 anos em Artur Nogueira

Leonardo Caetano de Lima faleceu esta semana, vítima da doença. Vigilância Sanitária explica o que é, e como se prevenir da meningite

O estudante da sexta série da escola Severino Tagliari, de Artur Nogueira, Leonardo Caetano de Lima, de 12 anos, faleceu no início desta semana vítima de meningite.

Em um período de dois dias, o garoto começou a sentir os sintomas e foi para o pronto socorro da cidade. Foi atendido, ficou em observação por algumas horas e logo foi liberado. Mas não adiantou, os sintomas voltaram e mais fortes ainda. Na volta ao hospital, foi encaminhado com urgência para a Unicamp, aonde chegou a falecer.

Leonardo morava com a mãe Solange Maria Caetano, com o padrasto Francisco da Silva Júnior e com a irmã Franciele Silva, no Jardim das Palmeiras, próxima a torre da rádio. A família veio da cidade de Jacupiranga-SP e moram em Artur Nogueira há seis anos.

A vigilância sanitária medicou todos os familiares que tiveram contato próximo com Leonardo. “Não existe dedetização contra meningite, medicar e acompanhar a saúde dos mais próximos da vítima é a única coisa que deve ser feita” explica o coordenador da vigilância epidemiológica de Artur Nogueira, Luís César Andrade.

A meningite é uma doença que consiste na inflamação das meninges – membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. Ela pode ser causada, principalmente, por vírus ou bactérias. A transmissão se dá pelo contato da saliva ou gotículas de saliva da pessoa doente com os órgãos respiratórios de um indivíduo saudável, levando a bactéria para o sistema circulatório aproximadamente cinco dias após o contágio. “A melhor forma de prevenir a doença é reforçar a higiene, lavando sempre as mãos, os mesmo cuidados que tivemos com a gripe suína” explica Andrade.



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.