09/04/2021

Memorial da Covid-19 faz homenagens às vítimas de Artur Nogueira

Objetivo do espaço é homenagear as vítimas da doença e agradecer profissionais de saúde

Da redação 

Com o objetivo de homenagear as vítimas da Covid-19, Artur Nogueira inaugura neste sábado (10) um memorial. No local, segundo a Prefeitura, serão plantadas mudas de árvores representando cada pessoa que faleceu por causa da doença. O espaço, que também terá como objetivo agradecer aos profissionais de saúde, ficará em um dos canteiros entre as ruas Ademar de Barros e Duque de Caxias. Até o momento o município nogueirense contabiliza 76 mortes pela doença, tendo 436 profissionais de saúde na rede pública, além daqueles que atuam no setor privado.

Segundo a secretária de Meio Ambiente Tamiris Artuzi, o projeto é destinado aos familiares das vítimas também. “Gostaríamos que as famílias pudessem transformar o momento de luto e tristeza num momento de esperança, representado pelo plantio das árvores e no engajamento numa rede de solidariedade municipal, mostrando a capacidade de resiliência da nossa cidade a tantas crises”, explica.

Grande apoiador da causa, o prefeito Lucas Sia (PSD) se emociona. “O momento é delicado e causa comoção não apenas no município, mas no país e no mundo. Podemos transformar todo esse sentimento em esperança. Esperança de dias melhores. Essa é a ideia deste plantio e, principalmente, deste governo em promover mudanças para o bem estar de todos”, afirma o chefe do Poder Executivo nogueirense.

Opinião dos moradores

Débora Sacilotto perdeu a mãe para a doença. Ela conta que esse é um momento muito difícil. “É um momento de dor, de incertezas, de medo que estamos vivendo, por causa da pandemia. Jamais imaginávamos passar por isso e muitas vezes, parece que não terá fim. Quando olhamos pra trás, vemos que nossos antepassados passaram pela “peste negra”, muitos não resistiram e outros renasceram. Me conforta saber que tudo passa. A história serve pra isso, nos mostrar o que aconteceu, como aconteceu”, comenta.

A moradora acredita que a iniciativa do memorial é algo positivo. “Com sentimento de gratidão, reconheço a nobreza da iniciativa do Memorial, homenagem a todos, pois foram muito importantes para seus familiares e amigos. Mostrar que tudo passa”, completa. Débora também acredita que o memorial cumprirá um outro importante papel na sociedade. “Além da homenagem prestada, terá um papel importantíssimo que será a conscientização, pois nos lembrará que a pandemia deve ser levada a sério e que precisamos cumprir protocolos sanitários para amenizar a transmissão”, afirma.

Priscila Cumba de Abreu Costa é enfermeira há 16 anos. Ela também elogia a atitude do Poder Público de criar um memorial. “Uma atitude louvável, pois em meio a um turbilhão de notícias ruins, perdas irreparáveis, famílias desfeitas, profissionais exaustos, e lembrar dos que se foram eterniza o quanto essas vidas eram importantes e que lutamos com todas as nossas forças”, pondera.

Espécies arbóreas utilizadas no memorial

As árvores serão plantadas em linhas com espaçamento de 4×4. Assim, serão intercaladas as espécies de Resedá e Manacá-de-Cheiro e entre as plantas de Resedá, será feita a intercalação de cores das flores.

Conhecida também como “Julieta, Escumilho e Flor de Natal”, a Resedá possui pequeno porte atingindo de 3 a 5 metros. O Manacá-de-Cheiro pode chegar até 3 metros.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique AQUI e envie para o Portal Nogueirense


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.