15/03/2021

Melinho pede que prefeitura faça a recuperação e revitalização do “Projeto Casulo”

Vereador destaca que projeto tem uma importância histórica para a cidade

Da redação

Durante a 6ª sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Artur Nogueira, realizada na tarde dessa segunda-feira (15), o vereador Melinho (DEM) apresentou uma indicação que pede ao Poder Executivo que faça a recuperação e revitalização do “Projeto Casulo”, localizado na Praça Laudo Natel, no centro.

Durante a sessão, o vereador destacou que o projeto tem uma importância histórica para cidade e é preciso fazer a restauração e revitalização do espaço. Melinho disse ainda que em 2021, o projeto completa 20 anos e muitas pessoas ainda não sabem da existência do projeto. “ Quem nasceu no ano de 2001, tem 20 anos e pode nem conhecer esse projeto. Então a minha solicitação é  acharmos uma maneira de tornarmos vivos e relatar a nossa população mais nova e relembrarmos os mais velhos desse projeto”, comentou Melinho.

Projeto

O Projeto Casulo é uma cápsula do tempo com cerca de 130 horas de filmagens sobre o cotidiano de Artur Nogueira, incluindo centenas de entrevistas, fotos, revistas, jornais, entre outros materiais. O projeto foi idealizado pelo historiador Luiz Carlos Fromberg Ferreira (Mano) e tem como objetivo conservar para as futuras gerações a cultura, as tradições e objetos da época.

Em uma profundidade de 4 metros foi enterrado o recipiente preparado, especialmente, para preservar o material. Na construção foram utilizados uma caixa de vidro, uma chapa de metal, além de uma caixa de concreto para resistir as ações do tempo.

Amparado pela lei municipal de nº 2.579, a cápsula só será aberta daqui há 87 anos, no dia 10 de abril de 2100. Sendo assim, durante este período, muitas recordações devem ficar guardadas, presenteando a futura geração nogueirense com parte original da história da cidade Berço da Amizade.

Conheça mais sobre o Projeto Casulo

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.