28/08/2019

“Sou contra a privatização do Saean nos moldes que estão hoje”, diz ex-prefeito Marcelo Capelini

Ex-prefeito disse que se for necessária a privatização, que ela seja feita para empresas públicas.

Da redação

O ex-prefeito de Artur Nogueira Marcelo Capelini disse durante um evento político na última terça-feira (27) que é contra a concessão do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean), no modelo proposto pela Prefeitura, de passar o serviço para a iniciativa privada. Ele afirma que o modelo correto seria conceder o serviço para uma empresa estatal.

“Eu me coloco terminantemente contra a privatização do Saean nos moldes  que estão hoje, mas pode existir uma concessão, desde que seja para uma empresa estatal, como uma Sabesp, uma Sanasa. Por que a gente tem hoje 55 mil habitantes e na minha época, nós tínhamos estudos que apontava uma possibilidade de água para 67 mil pessoas, pela retirada de água que tínhamos no Cotrins”, falou Capelini.

O ex-prefeito diz que após o mandato dele, a produção de água não aumentou, ao contrário da população que cresceu e isso pode acarretar falta de água. “Então não adianta terceirizar o serviço de água no modelo de gestão, se vai faltar água. De onde vai vir água? Vai ser um serviço terceirizado que vai ter que comprar água da Sabesp? Como vai ser esse modelo? É isso que está muito obscuro no processo”, pontou.

Capelini relembrou que quando foi vereador, fez uma emenda à Lei Orgânica do Município que só permitisse a concessão do serviço, para empresas estatais, mas que no mandato passado, essa lei foi alterada e permitiu a privatização para a iniciativa privada.

Ele argumentou que se há necessidade de se fazer a concessão, que seja de outra maneira.  “Se for necessária a privatização, que se faça de maneira transparente. Não adianta colocar dizendo que vai investir R$ 200 milhões no sistema durante 20 anos, quando você pega esse valor, 80% não são investimentos e sim despesas de manutenção e isso o serviço de água já faz”.

“A discussão tem que ser mudada. Olha que estranho, tanto ele (prefeito Ivan Vicensotti) bateu que era contra a privatização e agora quer privatizar, com quais parâmetros? Os mesmo que foi estabelecido há cinco anos, algo está errado, algo está esquisito”, finalizou Capelini.

Audiência Pública sobre concessão do SAEAN

A Prefeitura de Artur Nogueira marcou para o próximo dia 9 de setembro, às 9h da manhã, uma Audiência Pública para debater a concessão do Saean.

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.