19/05/2011

Marcha contra abuso

Manifestação contra abuso e exploração Sexual une mais de 400 pessoas

Riane Barbosa

Na manhã de quarta-feira, 18 de maio, o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, foi marcado com uma passeata pela cidade feita por alunos das Escolas Estaduais Severino Tagliari, Professora Magdalena S. Grosso e Armando Falconi. A mobilização juntou cerca de 400 pessoas, entre alunos e comunidade.

A data foi instituída pela Lei Federal 9.970, em comemoração a conquista pela luta dos Direitos Humanos da Criança e Adolescente em todo território nacional. A mobilização teve a organização do Departamento da Promoção Social através do CREAS – Centro de Referência Especializado da Assistência Social. “Muitas vezes o problema acontece entre a própria família. A Promoção Social tem dado apoio a muitas pessoas”, afirma a assistente social, Sonia Caetano.

Segundo a representante do CREAS e assistente social, Daiane Ap. Soares, o objetivo da passeata foi chamar a atenção da sociedade para o problema. “Precisamos alertar a comunidade sobre esse crime e suas consequências. Através disso sensibilizar a sociedade para participar dessa luta contra o abuso e exploração, incentivando as denúncias”, explica Daiane.

O CREAS oferece apoio para as crianças e adolescentes que passaram pelo problema, com acompanhamentos psicológicos e da assistência social, através do Departamento de Promoção Social.

A nogueirense Eva Soares, que acompanhava a passeata, confirmou a importância da ação. “Não podemos ter medo de denunciar, precisamos incentivar nossas crianças a falar a verdade e denunciar esse crime” afirma.

A denúncia também pode ser feita pelo Disque 100 ou pelo site www.disque100.gov.br, um serviço do Governo Federal gratuito, com atendimento 24 horas, para auxiliar a sociedade.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.