22/10/2013

‘Mano’ representa Artur Nogueira e vence regional do Mapa Cultural

Com vitória, artista plástico disputará Fase Estadual no próximo ano

Representando o município de Artur Nogueira, o artista plástico Mano Fromberg venceu a Fase Regional do Mapa Cultural Paulista, realizada no último sábado (19) em Rio Claro/SP. Ele participa com três desenhos, intitulados Álbum de Família I, II, e III.

Um dos desenhos de Mano selecionados para a Fase Estadual >> Um dos desenhos de Mano selecionados para a Fase Estadual

A Fase Regional do Mapa da região de Campinas (que não se trata da Região Metropolitana de Campinas, mas, sim, de umas das 13 regiões administrativas em que se divide a Cultura estadual) contou com a participação de 33 cidades, totalizando mais de 90 artistas e 290 trabalhos.

Mano e a esposa Ana na seletiva da Fase Regional do Mapa Cultural >> Mano e a esposa Ana na seletiva da Fase Regional do Mapa Cultural

Foram selecionados apenas seis produtores para a Fase Estadual, sendo três artistas na categoria Artes Plásticas, dois em Fotografia e um na categoria Desenho de Humor. “Chegar nessa fase do Mapa Cultural já é um grande negócio. Isso pelo simples intercâmbio, proximidade e diálogo com um sem número de produtores de arte que sem esse avanço de categoria não seria possível”, afirma Mano.

Atualmente, o artista plástico mora em Cosmópolis, porém representa Artur Nogueira, pois a cidade em que reside não está participando do Mapa Cultural neste ano.

O Mapa Cultural Paulista é um dos mais importantes projetos culturais do Estado do ponto de vista formativo, informativo e de circulação de artistas. Criado em 1995, tem por objetivo fomentar as produções culturais do interior, dando-lhe maior visibilidade e acesso aos meios de comunicação. Evento bianual, acontece em três fases: Fase Municipal, quando as próprias cidades avaliam seus artistas e escolhem os que vão representá-las na fase seguinte, que é a Regional. Nessa etapa são selecionados os artistas para a fase seguinte, que é a Estadual. Essa fase acontece sempre em São Paulo, neste caso, no primeiro semestre de 2014.

Além de artista plástico, Mano é jornalista e historiador. Até final de 2008, Mano sempre esteve envolvido com o município de Artur Nogueira. Foi na cidade ‘Berço da Amizade’ que descobriu sua vocação para o Jornalismo e pesquisou a história da cidade. Escreveu o livro da história geral de Artur Nogueira e auxiliou o irmão, Sérgio, na execução do livro da história política de Artur Nogueira – “Janela Aberta”.

Mano


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.