28/02/2019

Mais de 500 eleitores podem ter título cancelado em Artur Nogueira

Levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) leva em consideração eleitores que não votaram nas últimas três eleições

Diego Faria

Mais de 500 eleitores de Artur Nogueira poderão ter o título eleitoral cancelado no município. A medida se dá pela falta de participação em eleições e a não justificativa das faltas junto ao órgão eleitoral responsável.

Os dados foram divulgados de acordo com o levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e abrange toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC). Conforme o setor, dos 2.256.011 registrados na região, 50.455 deles poderão ter o Título de Eleitor cancelado por falta de participação em pelo menos três eleições passadas. Somente em Artur Nogueira são 552 eleitores que correm o risco do cancelamento, uma vez que o município possui 34.865 eleitores ativos no total.

A pesquisa efetuada pelo TSE inclui as 20 cidades da RMC. Em Cosmópolis (SP), por exemplo, dos 45.892 eleitores presentes no município, 986 deixaram de exercer a atividade eleitoral. Em Holambra (SP) foram 200 de 10.553 eleitores. Engenheiro Coelho (SP) obteve a marca de 226 para 14.177 eleitores.

O município que mais apresentou falta de eleitores nas últimas votações frente ao percentual proporcional das cidades da região foi Pedreira (SP), com 34.369 eleitores e 930 faltosos às eleições. Em Campinas (SP), município mais populoso da região, dos 849.127, 20.783 não estiveram presentes às últimas eleições.

A costureira Marta de Souza Pereira, residente em Artur Nogueira, comenta que não deixa de participar das eleições, ou justificar o voto, para não correr o risco de ter que pagar multa ou ficar em débito com o sistema eleitoral. “Eu sempre participo. Quando não posso votar por motivos de força maior, eu justifico. Assim não fico em débito com a Justiça Eleitoral”, diz a eleitora.

Vale lembrar que o não cumprimento ou justificativa eleitoral junto ao órgão responsável pode acarretar em prejuízo aos eleitores. Entre as penalidades pelo cancelamento do Título de Eleitor está a proibição de participação em concursos público, retirada de passaporte e a matrícula em faculdades públicas.

A situação atual do Título de Eleitor pode ser conferida na página eletrônica do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) ou no Cartório Eleitoral pertencente ao município. No caso de Artur Nogueira, ele está situado em Mogi Mirim (SP). A regularização dos títulos deve ser realizada até o dia 6 de maio.

Para outras informações, os eleitores podem consultar o site do TRE-SP e obter os esclarecimentos necessários. O número de eleitores em falta com sistema eleitoral na RMC também pode ser conferido na página eletrônica do órgão.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.