20/06/2019

Mais de 2 mil fiéis se reúnem para celebrar Corpus Christi em Artur Nogueira

Cerimônia teve início no Ginásio Municipal e culminou com a benção do padre Edson Tagliaferro na Igreja Matriz

Iniciada com encenação feita pelos jovens para retratar o sacrifício do maior ícone religioso do Ocidente, Jesus Cristo, a missa de Corpus Christi, realizada pela Igreja Nossa Senhora das Dores reuniu mais de duas mil pessoas em Artur Nogueira. A cerimônia foi presidida pelo Padre Edson Tagliaferro. Em seguida os fiéis saíram em procissão pelas ruas centrais da cidade em direção a Igreja Matriz.

Durante o evento, que teve início na tarde desta quinta-feira (20), no Ginásio Municipal Maurício Sia, foi realizada a tradicional Homilia. Na ocasião, pães foram distribuídos aos presentes como forma de simbolizar a caridade, um dos principais valores estabelecidos pela Igreja Católica. Em continuidade, ocorreu ainda a Consagração e a Eucaristia, quando foi distribuída a hóstia aos presentes. Após a missa, os fiéis realizaram a tradicional procissão. O caminho percorrido foi o mesmo em que estava o tapete de serragem, confeccionado pela manhã.

A procissão terminou na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, no Centro de Artur Nogueira, onde foi feita a conclusão da cerimônia e a benção aos fiéis.

Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 8 de setembro de 1264. Ela costuma ocorrer 60 dias após o domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Durante esta data são celebradas missas festivas e ruas são enfeitadas para a passagem da procissão, conduzida geralmente por um bispo ou pároco da igreja católica local, acompanhada por fiéis.

A tradição de enfeitar ruas começou na cidade de Ouro Preto (MG). A procissão por vias públicas busca testemunhar a adoração e veneração da Santíssima Eucaristia. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.