20/06/2019

Mais de 2 mil fiéis se reúnem para celebrar Corpus Christi em Artur Nogueira

Cerimônia teve início no Ginásio Municipal e culminou com a benção do padre Edson Tagliaferro na Igreja Matriz

Iniciada com encenação feita pelos jovens para retratar o sacrifício do maior ícone religioso do Ocidente, Jesus Cristo, a missa de Corpus Christi, realizada pela Igreja Nossa Senhora das Dores reuniu mais de duas mil pessoas em Artur Nogueira. A cerimônia foi presidida pelo Padre Edson Tagliaferro. Em seguida os fiéis saíram em procissão pelas ruas centrais da cidade em direção a Igreja Matriz.

Durante o evento, que teve início na tarde desta quinta-feira (20), no Ginásio Municipal Maurício Sia, foi realizada a tradicional Homilia. Na ocasião, pães foram distribuídos aos presentes como forma de simbolizar a caridade, um dos principais valores estabelecidos pela Igreja Católica. Em continuidade, ocorreu ainda a Consagração e a Eucaristia, quando foi distribuída a hóstia aos presentes. Após a missa, os fiéis realizaram a tradicional procissão. O caminho percorrido foi o mesmo em que estava o tapete de serragem, confeccionado pela manhã.

A procissão terminou na Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores, no Centro de Artur Nogueira, onde foi feita a conclusão da cerimônia e a benção aos fiéis.

Corpus Christi

A celebração de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV em 8 de setembro de 1264. Ela costuma ocorrer 60 dias após o domingo de Páscoa, ou na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia. Durante esta data são celebradas missas festivas e ruas são enfeitadas para a passagem da procissão, conduzida geralmente por um bispo ou pároco da igreja católica local, acompanhada por fiéis.

A tradição de enfeitar ruas começou na cidade de Ouro Preto (MG). A procissão por vias públicas busca testemunhar a adoração e veneração da Santíssima Eucaristia. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.