08/05/2015

MAIO AMARELO: Portal Nogueirense promove movimento em Artur Nogueira

Somente no último mês, o site registrou 6 mortes vítimas de acidentes de trânsito

A partir de hoje, sexta-feira (08), o Portal Nogueirense passa a promover o Maio Amarelo, um movimento internacional que nasceu com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

No último mês, o Portal Nogueirense noticiou 12 acidentes de trânsito com vítimas em Artur Nogueira. Destes, 6 pessoas não resistiram aos ferimentos e morreram – isso só em abril de 2015. “São dados alarmantes que precisam ser discutidos pela sociedade, pela igreja, pelas empresas, escolas e organizações. Muitos acidentes acontecem por falta de atenção. Alguns após o consumo de bebidas alcoólicas. Outros por imprudência. Por esse motivo, o Portal Nogueirense decidiu abraçar essa causa. Aderimos ao movimento e durante todo o mês de maio iremos produzir reportagens especiais, que colocam em debate a segurança no trânsito. Afinal, não queremos mais que esses acidentes se tornem manchetes”, afirma o jornalista Alex Bússulo.

Além das reportagens especiais, o portal também vai produzir panfletos, jornais impressos, camisetas, intervenções e, por fim, um debate público.

maio-ama

MOVIMENTO

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “Maio Amarelo” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

A marca que simboliza o movimento, o laço na cor amarela, segue a mesma proposta de conscientização já idealizada e bem-sucedida, adotada pelos movimentos de conscientização no combate ao câncer de mama, ao de próstata e, até mesmo, às campanhas de conscientização contra o vírus HIV – a mais consolidada nacional e internacionalmente.

Portanto, a escolha proposital do laço amarelo tem como intenção primeira colocar a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar comportamento mais seguro e responsável, tendo como premissa a preservação da sua própria vida e a dos demais cidadãos.

Vale ressaltar que o Maio Amarelo, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha; ou seja, cada cidadão, entidade ou empresa pode utilizar o laço do “Maio Amarelo” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, quanto, na medida do possível, durante o ano inteiro.

A motivação para o Movimento Maio Amarelo não é novidade para a sociedade. Muito pelo contrário, é respaldada em argumentos de conhecimento público e notório, mas comumente desprezados, sem a devida reflexão sobre o impacto na vida de cada cidadão.

Em conclusão, o Maio Amarelo quer e espera a participação e envolvimento de todos comprometidos com o bem-estar social, educação e segurança em decorrência de cultura própria e regras de governança corporativa e função social; razão pela qual, convidamos você, sua entidade ou sua empresa a levantar essa bandeira e fazer do mês de maio o início da mudança e fazer do AMARELO, a cor da “atenção pela vida”.

MAIO AMARELO

 Jovem de Artur Nogueira relembra grave acidente de carro

Artur Nogueira salta de 8 para 86 casos de embriaguez ao volante


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.