14/02/2014

Maestro Michelino participa de Congresso Nacional da Yamaha

O maestro da Corporação Musical 24 de Junho, Ricardo Michelino, participou no último final de semana do I Congresso Nacional de Educação Musical, promovido pela Yamaha Instrumentos Musicais. O evento aconteceu no Colégio Batista Brasileiro, em São Paulo (SP). Recém chegado dos Estados Unidos, onde participou do maior evento voltado para as Bandas e Orquestras […]

O maestro da Corporação Musical 24 de Junho, Ricardo Michelino, participou no último final de semana do I Congresso Nacional de Educação Musical, promovido pela Yamaha Instrumentos Musicais. O evento aconteceu no Colégio Batista Brasileiro, em São Paulo (SP).

Recém chegado dos Estados Unidos, onde participou do maior evento voltado para as Bandas e Orquestras Sinfônicas do mundo, Michelino, que é regente da Banda Sinfônica Jovem do Projeto Retreta, trouxe experiência de sobra de um outro importante encontro, voltado para a Educação Musical no Brasil: o I Congresso Sopro Novo.

O maestro participou do curso de regência com a maestrina Monica Giardini da “Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo”. Michelino também integrou a mesa de regentes, discutindo a importância e realidade das bandas no país.

Sem Título-1

“O Congresso é a oportunidade de conhecer novos materiais didáticos, repertório específico para banda sinfônica e ter contato com educadores, compositores e regentes de várias partes do país, explica Michelino. O congresso reuniu mais de 400 artistas de todas as partes do país.

O maestro aproveitou o encontro e fez contato com a diretoria da Yamaha, que sinalizou de forma positiva a possibilidade de capacitar alguns professores do Projeto Retreta no programa de treinamento pedagógico da Yamaha do Brasil. Nas próximas semanas, o maestro será recebido no escritório da Yamaha em São Paulo para que seja apresentado o Projeto Retreta.

Além de estar no comando da Banda Sinfônica Jovem do Projeto Retreta, Michelino está concluindo um mestrado com o tema “Música nas escolas da rede pública”. O maestro nogueirense também atua profissionalmente como saxofonista, flautista e arranjador por todo o território nacional, garantindo-lhe notável relação musical e expansão de materiais e repertórios específico junto a estes corpos artísticos, considerados um dos melhores grupos do gênero na RMC.

Sem Título-2

Na foto acima, Michelino ao lado do saxofonista norte-americano Bob Mintzer, uma das mais importantes lendas vivas do Jazz.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.