15/12/2017

Maestro de Artur Nogueira regerá Banda Sinfônica da PM de São Paulo

Evento comorará os 186 anos da corporação

Da redação

A Polícia Militar (PM) do Estado de São Paulo vai comemorar 186 anos de fundação com um grande evento na próxima segunda-feira (18). A programação será realizada no Teatro Municipal de São Paulo (SP), e o maestro Ricardo Michelino, de Artur Nogueira, regerá a Banda Sinfônica da corporação.

De acordo com Michelino, a oportunidade é única. “A banda sinfônica da PM de São Paulo é uma das mais importante da América Latina. E o teatro [municipal] dispensa comentários. Para mim, é como ganhar na loteria”, afirmou ao Portal Nogueirense enquanto se preparava para ensaiar a banda.

Para ele, que dirige a Corporação Musical 24 de Junho (de Artur Nogueira), a experiência de reger a banda da PM não será apenas um marco em sua carreira, mas em sua vida pessoal também. O maestro é filho de Antônio Michelino, o primeiro músico militar a morrer em serviço.

Antônio Michelino, morto em serviço em 1983

O fato ocorreu em 1983, quando Ricardo ainda era criança. Neste ano, a PM de São Paulo homenageou o maestro e trompetista morto em ação. Por causa disso, o regente da banda foi até Paulínia (SP) em novembro para assistir uma apresentação da Corporação 24 de Junho regida por Ricardo Michelino. “Ele gostou muito do que viu e me convidou para o evento de aniversário”, explicou.

Como consequência, algumas novas oportunidades surgiram para o Corporação 24 de Junho. O grupo, segundo Michelino, já tem planos para um concerto em São Paulo no ano que vem.

Concerto de encerramento

Antes de reger a Banda Sinfônica da PM de São Paulo, Michelino tem outro compromisso importante em Artur Nogueira. Neste domingo (17), a partir das 20 horas, a Corporação Musical 24 de Junho realizará uma programação especial de finalização das atividades de 2017. O concerto especial de fim de ano será realizado no teatro ‘O Fingidor’, da Escola Monteiro Lobato.

Corporação 24 de Junho

Para falar da Corporação Musical 24 de Junho ou do seu início é necessário falar do fundador desta instituição, Daniel Cesário de Andrade, imigrante português da Ilha da Madeira, que chegou aqui, em Artur Nogueira, em 1910, com 19 anos de idade. Ele veio atrás do irmão mais velho, João da Cruz Andrade, que aqui já havia desembarcado anos antes.

Comprou terras, constituiu família com a também portuguesa Isabel de Sá, com quem teve duas filhas: Lucia e Magdalena. Abriu um armazém de secos e molhados e era conhecido por ser uma pessoa dinâmica, que logo prosperou. Daniel Cesário foi sempre participativo na comunidade e na igreja, e se tornou presidente da União dos Moços Católicos da Igreja de São Sebastião.

Inauguração-1_12059385f3242d28464002ec3cfea1d293615dc6

Em 1916, lutou, juntamente com Fernando Arens Júnior, entre outros, em prol da criação do distrito de Paz de Artur Nogueira, como também fez parte da comissão para construção da Igreja de São Sebastião. Na inauguração da igreja, em julho de 1917, foi requisitada uma banda de músicos de Mogi Mirim (SP). O intuito era que houvesse apresentação do grupo musical em todas as festas, inclusive no evento de criação do distrito.

Nos anos 1920, havia dois grupos musicais que animavam os bailes e shows que aconteciam no distrito, um formado pelos irmãos Gazotto e o segundo por Frederico Perez, Pedro Cabrino, Frederico Pulz e outros. Daniel Cesário de Andrade, apreciador de música, logo viu a necessidade da criação de uma banda. Assim, ele reuniu alguns músicos, comprou novos instrumentos e, em 24 de junho de 1924, fundou a famosa banda.

Ele foi presidente da mesma por 11 anos. O grupo fazia os ensaios em espaços emprestados como salas, garagens, mas sempre era requisitada para tocar no Coreto, nas festividades religiosas e cívicas.

Assista abaixo uma breve apresentação de Daniel Cesário de Andrade feita pelo historiador nogueirense Geso Franco de Oliveira:

No decorrer dos anos, muita coisa aconteceu na história da Corporação Musical 24 de Junho. Em 2014, a Orquestra Sinfônica da Corporação participou de uma gravação no Programa do Jô, da Rede Globo de Televisão. A gravação contou com a participação de 72 músicos nogueirenses. Na ocasião, a Corporação gravou duas músicas. A primeira, The Pink Panther Theme Song, tema do filme A Pantera Cor-de-Rosa, que foi ao ar em 2014. A segunda foi Eye of the Tiger, consagrada pela banda Survivor, tema do filme Rocky.

Leia mais

Quintal Musical reúne 250 pessoas em Artur Nogueira

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.