12/06/2019

Maestro de Artur Nogueira recebe homenagem da EPTV

Projeto Sementes do Bem, da EPTV, visa homenagear exemplos de superação que oferecem incentivo a outras pessoas

Da redação

O maestro Ricardo Michelino, responsável pelo Projeto Retreta, em Artur Nogueira, recebeu uma homenagem especial nesta quarta-feira (12) no município. A ação foi promovida pela emissora EPTV, de Campinas (SP), e contou com a presença de professores, alunos e familiares, além de colaboradores do projeto de musicalização.

A homenagem realizada faz parte do projeto Sementes do Bem, da EPTV, que busca retratar histórias e exemplos de pessoas que, através da superação, também ajudam a incentivar a vida de outras pessoas. Ricardo Michelino, maestro atuante junto à Corporação Musical 24 de Junho e ao Projeto Retreta, em Artur Nogueira, foi um dos homenageados do projeto.

“O projeto Sementes do Bem, da EPTV, mostra pessoas que tenham uma trajetória de vida de superação e que estão transformando a vida de outras pessoas. O mastro (Ricardo Michelino) se encaixe muito bem neste perfil. Ele demonstrou superação quando perdeu o pai muito cedo e, hoje, dá aulas para crianças e oferece oportunidade para muita gente”, explica o repórter Paulo Gonçalves, da emissora EPTV.

Ricardo Michelino teve o incentivo à música ainda criança, através do pai, Antônio Michelino, músico e militar. O pai faleceu em 1983, mas através da música, Ricardo encontrou um alento para superar a dor da perda familiar, se tornando posteriormente um maestro e, também, o responsável pelo Projeto Retreta, um trabalho musical de cunho beneficente, que há aproximadamente duas décadas, tem gerado muitos frutos em Artur Nogueira.

Aproximadamente 1.200 alunos são atendidos pelo Projeto Retreta, entre eles, crianças, adultos e também idosos, que costumam receber aulas junto ao projeto, atrelado à Corporação Musical 24 de Junho, existente há quase 100 anos. Entre as vertentes musicais oferecidas estão aulas de flauta doce, flauta transversal, oboé, clarineta, saxofone, trompa, trompete, trombone, bombardino, tuba, violino, viola de arco, violoncelo, contrabaixo acústico, percussão sinfônica, percussão corporal, teoria musical, musicalização infantil, canto coral, piano e violão.

Por meio das aulas, os alunos inscritos podem aprender a tocar diversos instrumentos, e integrar a banda da Corporação Musical 24 de Junho e participar das apresentações que costumam ser realizadas dentro e fora do município. O Projeto Retreta, com sede na Rua São Sebastião, Centro de Artur Nogueira (no antigo prédio da Delegacia), foi além das suas fronteiras e chegou às escolas municipais, oferecendo aulas também a estudantes da cidade.

Nesta quarta-feira (12), durante a homenagem prestada à Ricardo Michelino, a casa do Projeto Retreta estava cheia para uma apresentação especial dedicada à ele, o maestro. Muitos amigos, entre eles, alunos e familiares, professores, colaboradores, entre outros, todos queriam fazer parte do preito. “Agradeço a todos que participam dessa conquista. Essa homenagem não é apenas para mim, mas a todo aluno, professor, voluntário e amigo que caminha junto comigo. O momento é de muita gratidão”, expressou Michelino, emocionado.

Projeto Retreta

O Retreta é um projeto desenvolvido pela da Corporação Musical 24 de Junho, famosa ‘Banda’ de Artur Nogueira, coordenado pelo maestro Ricardo Michelino. Em cerca de nove anos de fundação, o Retreta já atendeu mais de cinco mil alunos. O projeto incentiva o início e a prática da musicalização entre pessoas de todas as idades, tendo como prioridade alunos da Rede Municipal de Ensino.

Corporação 24 de junho

Fundada em 24 de junho de 1924 por Daniel Cezário de Andrade, que presidiu a ‘Banda’ até 1935, a Corporação não possuía um espaço próprio no início, e as reuniões eram realizadas na Praça do Coreto, no centro da cidade. Em 1950, a instituição ganhou o próprio espaço, onde foi reformado em 2010 e reinaugurado no mesmo ano. O trabalho realizado na Corporação só é possível com a união de voluntários, entre eles diretores, professores, alunos e pais.

Acesse o link e confira a matéria da EPTV sobre a homenagem realizada ao maestro Ricardo Michelino.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.