02/09/2015

Mães denunciam assaltos a estudantes no Jardim Conservani em Artur Nogueira

De acordo com denúncias estudantes foram abordados e agredidos por criminosos.

Uma série de roubos a estudantes no Jardim Conservani, em Artur Nogueira, tem gerado preocupação aos moradores. Algumas mães relatam que os filhos foram vítimas de assaltos durante o percurso até a escola nos últimos dois meses. Segundo as denúncias, pelo menos quatro casos foram expostos nas redes sociais e um Boletim de Ocorrência foi registrado na Delegacia de Polícia do município. A Polícia Militar e a Guarda Civil Municipal (GCM) informam que estão reforçando o patrulhamento nas proximidades das escolas para evitar os assaltos que vêm ocorrendo mesmo em período diurno.

Segundo uma professora do município e mãe de uma estudante de 11 anos, matriculada em uma escola no Jardim Conservani, a aproximadamente três semanas a filha voltava para casa, junto com uma amiga da mesma idade, no período da tarde, quando foram abordadas por um assaltante num carro. O homem desceu do veículo e pediu para a amiga da menina entregar o celular que ela tinha em mãos. Após o roubo o criminoso entrou no carro e fugiu. De acordo com a professora, um Boletim de Ocorrência referente ao caso foi registrado na delegacia pela mãe da menina que foi vítima do roubo.

Ainda segundo a professora, outros relatos de assaltos a estudantes nas imediações do Jardim Conservani foram publicados nas redes sociais. “Eu me sinto revoltada com esta situação porque está acontecendo com mais crianças. A gente vê uma situação de impunidade, porque nada está sendo feito”, desabafa.

Roubo semelhante

Outra denúncia parte da mãe de um estudante de 13 anos. A moradora do Jardim Consevani relatou que o filho de 13 anos também foi vítima de assalto enquanto se dirigia para a escola, no dia 10 de agosto, por volta do meio dia. Um aparelho celular foi roubado do garoto. De acordo com a mãe do aluno, ele foi agredido durante a ação com um golpe no pescoço, possivelmente aplicado para imobilizá-lo. “Ele foi assaltado a duas quadras da escola. Ficou uma marca no pescoço dele”, afirma. A mãe declarou também que durante o assalto o filho foi ameaçado. O ladrão disse que se fosse registrado um B.O., depois iria “pegar ele no caminho da escola”.

Conforme o relato da mãe do aluno, mais duas publicações em uma página na internet citava que outros estudantes haviam sido assaltados no bairro. Um dos casos ocorreu na Rua Humberto Rossetti, endereço da escola, no mês passado. “Nós ficamos vulneráveis porque eu e meu marido trabalhamos e não temos condições de levá-lo para a escola”, declara. Ainda de acordo com a mãe, viaturas da Ronda Escolar (Polícia Militar) não são vistas nos horários de entrada e saída dos alunos no colégio.

A Delegacia de Polícia de Artur Nogueira informou que dois Boletins de Ocorrência referentes a roubos de pedestres no Jardim Conservani foram registrados no mês de junho.

Polícia Militar

O comando da Polícia Militar informou que tem monitorado os casos de crime contra o patrimônio e planejado o policiamento de acordo com a demanda. Ainda de acordo com a PM não houve denúncias encaminhadas diretamente à corporação a respeitos dos roubos citados.

Conforme a PM, a Ronda Escolar tem desenvolvido o patrulhamento em todas as escolas durante os períodos de aula, no entanto, as demandas são atendidas conforme a disponibilidade da equipe. Quando há denúncias em determinada escola envolvendo o tráfico de drogas ou brigas de alunos, por exemplo, a equipe se dirige até o local solicitado, nestes casos o deslocamento de viaturas são emergentes e as viaturas ficam restritas a esses chamados.

De acordo com a Polícia Militar, Artur Nogueira possui duas viaturas para o patrulhamento de ronda escolar. Este número é fixado pelo Comando da Corporação conforme a normatização que varia de acordo com o número de escolas e habitantes do município.

Denúncias a respeito de pessoas suspeitas e que não pertençam ao quadro escolar podem ser passadas a Polícia Militar de forma sigilosa pelo 190.

Guarda Municipal

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Artur Nogueira informou que está ciente de alguns suspeitos que estão rondando as escolas do município e afirma que a corporação está intensificando o patrulhamento em horários de entrada e saída de alunos, contribuindo inclusive com rondas preventivas.

A GCM pede aos pais para orientarem os filhos a irem ao colégio uniformizados, pois pessoas que estiverem nas imediações das escolas sem uniformes, possivelmente serão abordados pelos agentes. Não é recomendada a concentração de pessoas que não sejam alunas em frente aos colégios. Ao chegarem, os alunos devem aguardar o início das atividades dentro da sala de aula, o que pode evitar os roubos.

…………………………

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.