26/06/2024

Mãe faz campanha para comprar cadeira de rodas para o filho em Artur Nogueira

Miguel tem seis anos e foi diagnosticado com Síndrome de West, Síndrome de Neurônios, Epilepsia e Hipotonia; hoje ele vive na cama e a cadeira de rodas vai ajudar a melhorar sua qualidade de vida

Damiana junto com o pequeno Miguel. Foto: Portal ON

Wagner Luan 

Uma mãe, que mora no Jardim Saciloto II, em Artur Nogueira, está realizando uma campanha para arrecadar fundos para comprar uma cadeira adaptada para seu filho, de apenas seis anos de idade, que devido a problemas de saúde, passa o dia todo na cama. O pequeno Miguel Fernandes foi diagnosticado com Síndrome de West, Síndrome de Neurônios, Epilepsia e Hipotonia ainda nos primeiros meses de vida, e desde então, sua mãe luta para conseguir proporcionar uma vida mais digna para o garoto.

Cadeira vai melhorar a qualidade de vida do pequeno Miguel. Foto: Portal ON

Damiana Fernandes recebeu a equipe do Portal Nogueirense em sua casa, ao lado da vizinha que a ajuda a cuidar do pequeno, que deitado na cama, acompanhava atentamente, com os olhos, a conversa que se desenrolava.

A mãe conta que o pequeno foi diagnosticado com essas doenças aos seis meses de idade e, desde então, ele não fala e só se alimenta por sonda. Segundo ela, devido ao seu crescimento, Miguel não está mais conseguindo ficar na cadeira atual, e por isso, é necessária uma nova cadeira adaptada.

Damiana luta para dar uma melhor qualidade de vida para o filho. Foto: Portal ON

“Nós fizemos uma cotação e a cadeira está custando entre R$ 10 mil e R$ 12 mil. É um valor muito alto, diante da nossa situação e das dificuldades que enfrentamos”, lamentou Damiana.

Diante da situação, a mãe decidiu fazer uma campanha de arrecadação para levantar esse valor. Ela diz que a criança recebe um benefício, mas que é usado apenas para custear o seu tratamento. “Ele usa fraldas, então temos de comprá-las, a prefeitura fornece algumas, mas não são suficientes. Além disso, há outros produtos de higiene e medicações. Então, fica bem difícil conseguirmos esse valor”, comenta Damiana.

A moradora diz que está organizando rifas solidárias para ajudar a levantar o valor e que decidiu expor a situação para que mais pessoas possam ajudá-la.

Pequeno Miguel se alimenta por meio de sonda. Foto: Portal ON

Mais qualidade de vida

Damiana diz que a cadeira de rodas adaptada vai ajudar a melhorar a qualidade de vida do pequeno Miguel. “Hoje, ele fica o tempo todo na cama. Ele faz atendimento na APAE, mas não o estou mandando por causa da falta da cadeira. A cadeira vai permitir que ele possa se movimentar pela casa, tentando ter uma vida melhor e com mais qualidade”, comenta.

Abandono afetivo

Se não bastasse toda a situação envolvendo o pequeno Miguel, Damiana ainda precisa lidar com outro problema: o abandono afetivo paternal. Segundo ela, o pai da criança nunca foi presente na vida dele e, há quatro anos, nem a pensão alimentícia — direito do menor — é paga. “Ele começou a pagar, mas depois parou. Entramos na justiça, mas ele foi embora e a justiça não consegue encontrá-lo. Está nas mãos de Deus e da justiça”, diz ela, completando que apenas uma tia paterna visita o menor.

Quem quiser conhecer a história do pequeno Miguel e de sua mãe e ajudá-la nessa luta em favor do filho, pode entrar em contato pelo telefone (19) 99235-5580. Tem também o Instagram https://www.instagram.com/diih_fernandes28/ 

………………………………………………………….

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal ON

É expressamente proibido cópia, reprodução parcial, reprografia, fotocópia ou qualquer forma de extração de informações do site Portal ON sem prévia autorização por escrito do Portal ON, mesmo citando a fonte. Cabível de processo jurídico por cópia e uso indevido.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.