10/08/2018

Lucas Sia ironiza privatização do Saean e é aplaudido durante audiência

Audiência pública aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) no Núcleo Administrativo Municipal, teve duração de pouco mais de três horas e reuniu cerca de 100 pessoas

Da redação

O vereador Lucas Sia (PSD) decidiu se manifestar durante a audiência pública que discutia a privatização do Serviço de Água e Esgoto de Artur Nogueira (Saean). De acordo com o parlamentar, se a população tivesse que decidir entre “a concessão do Saean durante 35 anos e a concessão da prefeitura durante os dois anos que restam, o povo optaria pela concessão do Poder Executivo”. A maneira irônica da suposição agradou ao público presente que bateu palmas para o vereador, ainda que a manifestação calorosa fosse vetada.

Lucas (PSD) iniciou o discurso indagando ao secretário de Negócios Jurídicos Marcos Paulo Jorge de Souza se o Saean continuará recebendo investimentos públicos via projetos mesmo após a concessão da autarquia. Questionado, o representante do prefeito Ivan Vicensotti (PSB) negou a possibilidade. “Salvo engano, no meu conhecimento, os investimentos públicos não podem ser destinados ao setor privado. O investimento público seria para a prefeitura eventualmente”, respondeu o chefe da pasta.

Rebatendo a resposta obtida, o parlamentar expôs a atual captação de recursos da autarquia em questão. “Atualmente, conseguimos captar dinheiro estadual e federal. Em algumas cidades que estão fazendo concessão, estes recursos ficam disponíveis. Mas para outros municípios que não adotaram a concessão, fica mais fácil conseguir disputar e ter maior chance de conseguir a verba via projetos”, destacou.

Na sequência da fala do representante da Casa de Leis, ele reforçou a constante troca na presidência do Serviço de Água e Esgoto do município. “Nos governos municipais anteriores, nós nunca tivemos tanta troca de presidente da autarquia igual nessa gestão. O que parece é que estão querendo privatizar o Saean porque não tem presidente para assumir. Isso é muito grave!”, alarmou.

De acordo com Sia (PSD), hoje, Artur Nogueira passa pela administração mais instável dos últimos anos. “Nunca tivemos tantas investigações do Ministério Público dentro do Poder Executivo. Não é o momento de fazer a privatização ou concessão, ainda mais durante um período tão longo de 35 anos”.

A audiência pública aconteceu na manhã desta sexta-feira (10) no Núcleo Administrativo Municipal, teve duração de pouco mais de três horas e reuniu cerca de 100 pessoas, entre representantes do Poder Executivo, Legislativo, órgãos competentes e população.

“Eu acredito muito que a maioria dos munícipes que estão aqui, se tivesse que escolher entre a concessão do Saean durante 35 anos e a concessão da prefeitura durante os dois anos que restam, optaria pela concessão do Poder Executivo”, ironizou. A maneira de falar, no entanto, agradou ao público presente que bateu palmas para o vereador, mesmo sendo vetada a manifestação acalorada.

Além disso, o vereador fez um pedido ao prefeito Ivan (PSB). “Peço ao Poder Executivo que ouça a população. Nós, vereadores, estamos tentando conseguir assinaturas para conseguir alterar a Lei Orgânica do Município e, também, incentivando a iniciativa popular com pelo menos 2 mil adeptos. Enfim, isso tudo para conseguir segurar o Saean que tem ajudado tanto a prefeitura”. E acrescentou, “você [Ivan] está contra o próprio povo que te elegeu e, pior, contra o plano de governo que apresentou”.

Ao final do discurso, o representante legislativo enalteceu que enxerga a situação como”grave”. Por isso, segundo ele, os moradores de Artur Nogueira precisam se manifestar e impedir a concessão do Saean.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.