18/09/2014

Lançamento de projeto contra drogas reúne autoridades políticas em Artur Nogueira

Evento aconteceu ontem de manhã na Escola Francisco Cardona

O projeto nomeado Grupo Unido na Ação de Resistência às Drogas (Guard) foi lançado nesta quinta-feira (18) em Artur Nogueira. Com o objetivo de educar e orientar sobre o perigo das drogas, o projeto foi realizado pela Secretaria de Segurança do município em parceria com a Secretaria de Educação. O evento foi realizado na EMEF Francisco Cardona e contou com a presença do prefeito Celso Capato, vereadores, secretários e convidados. Cerca de 200 alunos também estiveram presentes no lançamento.

Com o intuito de orientar e dar apoio à resistência às drogas para crianças, familiares e a comunidade, o Guard visa à educação e orientações contra as drogas por meio de palestras, cartilhas, fantoches e até música. O projeto foi criado em 2006 por Guardas Municipais de Guarulhos que sentiram a necessidade de aconselhar os estudantes sobre o malefício que as drogas traz. Hoje a ideia já está presente em cerca de cinco cidades do estado de São Paulo.

Segundo o prefeito de Artur Nogueira, Celso Capato, este projeto é muito importante para o município. Em discurso, ele pediu para que os alunos presentes levassem o projeto a sério, pois “a droga não leva a lugar nenhum”, exclama o prefeito. Capato acrescentou dizendo que “essa semente que está sendo plantada hoje será colhida em breve”. O Comandante da Guarda Municipal de Artur Nogueira também discursou. Depois de agradecer a presença e apoio ao projeto, Hélio José dos Santos falou que o objetivo do GUARD é mostrar para as crianças que a GCM é amiga dos cidadãos do bem.

O primeiro programa realizado aqui no município, e que faz parte do Guard, é o “Sementinha”. Esse programa será destinado a crianças de 8 a 11 anos e serão realizados, de início, nas escolas EMEF Francisco Cardona, EMEF Prof. Edmo Wilson Cardoso e EMEF Maria Plascidina de A. Fillippini. Futuramente outros três programas serão realizados nas escolas de Artur Nogueira. Serão eles: “Falando Sério”, com adolescentes de 12 a 16 anos; “Multiplicadores”, para jovens acima de 18 anos e o “Bate Papo”, realizado em conjunto com jovens e adolescentes que darão palestras para crianças do ensino fundamental e jovens do ensino médio.

No município os responsáveis pela realização do Guard serão os GCM’s Mauro Cesar Dionizio, Alexandre Albino Degan, Pedro Fermiano e Maurício Tagliari, atuando como coordenador e instrutores, respectivamente. “Nosso intuito é o de preparar as crianças e as famílias para que tenham opinião própria e não sejam influenciados, por meio da prevenção que é o melhor caminho. Este trabalho também terá continuidade nas férias das crianças em igrejas e empresas”, declaram os GCM’s.

Para estarem a frente do projeto os Guardas Municipais participaram de um treinamento realizado na cidade de Guarulhos onde o projeto foi idealizado. Durante cinco dias a equipe participou de aulas teóricas e práticas incluindo visitas e palestras nas escolas.

No lançamento estiveram presentes o prefeito Celso Capato, secretários, vereadores, o tenente da Polícia Militar, o comandante da Guarda Municipal e o pastor Cristiano Bervint. Além destes, a Guarda Municipal de Guarulhos esteve presente, acompanhada da Banda da GCM Guarulhos.

Depois dos discursos das autoridades, o prefeito assinou o decreto do projeto. Além disso, foi feita a entrega simbólica das cartilhas que serão usadas pelo projeto. As crianças também puderam assistir um teatro de fantoches onde foi explicado o objetivo do Guard. A programação foi encerrada com músicas e brincadeiras apresentadas pela Banda da GCM Guarulhos.

IMG_0589

IMG_0824

IMG_0614

IMG_0754


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.