26/07/2013

Juramento à bandeira reúne cerca de 250 jovens nogueirenses na Escola Modelo

O evento dispensa do serviço militar quem está completando 18 anos de idade

juramento badeira

Paulo Holdorf

Na manhã da última sexta-feira (26), foi realizado na Escola Monteiro Lobato (Escola Modelo) o juramento à bandeira. Cerca de 250 jovens que completaram ou completarão 18 anos de idade em 2013 foram dispensados do serviço militar.

Segundo o comandante do evento, Capitão Oliveira, a dispensa militar é diferente dos demais documentos, pois é uma declaração de responsabilidade com o país. “Diferentemente dos demais documentos importantes que se recebe na vida, o documento militar tem uma peculiaridade. Ele é entregue mediante um compromisso público perante a bandeira nacional. Neste compromisso, esses jovens assumem a condição de reserva estratégica nas Forças Armadas. É através desse compromisso que tomam ciência e consciência de que poderão ser convocados a qualquer momento. Hoje, estão dispensados do serviço militar, pois o município de Artur Nogueira não dispõe de quartel ou de um tiro de guerra, não possibilitando vaga para servirem”.

O capitão ainda lembra de que a dispensa não é definitiva, sendo apenas uma reserva. “Ainda são jovens saudáveis, cheios de energia e de vida, tendo muito para contribuir para o engrandecimento da nossa pátria. Caso seja necessário, um dia serão convocados, o que é previsto na lei de serviço militar e na lei de serviço da nossa constituição. Em caso de calamidade pública, catástrofes naturais de grandes proporções ou até mesmo em caso de declaração de guerra, será necessário o reforço para as Forças Armadas. Devemos estar preparados caso a nação necessite e tenho certeza que responderão prontamente o chamado”.

Capitão Oliveira enfatiza a importância desse evento na vida dos jovens. “Mais do que uma simples solenidade, essa data marca o fim da adolescência e o início da fase adulta. Nessa fase, passam a ser responsáveis pelos próprios atos. Até hoje, os pais respondiam por suas atitudes, agora cada um responde por si mesmo. É uma mudança drástica e exige uma responsabilidade grande. Todas as atitudes tomadas neste momento terão reflexos para a vida futura. Escolherão a profissão que irão exercer e nos relacionamentos afetivos escolherão uma companheira para constituir uma família. Nesse sentido quero solicitar aos senhores para exercer com ética e moral para que nossas instituições sejam sólidas e para que as famílias sejam indestrutíveis”, relata o capitão.

O prefeito de Artur Nogueira, Celso Capato, também deixou uma mensagem de incentivo, mostrando para os jovens a responsabilidade de fazer uma nação melhor. “É um dia importante para esses jovens. Com certeza, além da maioridade e da responsabilidade atribuída, eles são a janela de nossa nação, a janela do mundo, representando o país. A nossa pátria passa por dificuldades assim como muitos outros países, mas o Brasil tem mostrado ser um país que se supera. Tivemos muitas manifestações pelas ruas, jovens protestando e reivindicando seus direitos. Acho muito importante que isso aconteça, pois este é o caminho, desde que seja de maneira pacífica”, declara Capato.

O prefeito ainda afirma que reivindicar os direitos é um dever do brasileiro, mas deve-se preservar a pátria. Segundo ele, o Brasil pode ser um país com uma enorme potência, mas tudo isso depende dos jovens de hoje.

Fotos: Gregory Pereira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.