19/06/2019

Junho Laranja: você sabia que este é o mês de combate à leucemia?

Campanha tem objetivo de conscientizar a população acerca da prevenção da doença e a importância da doação de medula óssea

Informe publicitário

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a cada ano surgem mais de 257 mil casos de leucemia ao redor do mundo. Esse número expressivo posiciona a doença como um dos 10 tipos de câncer mais incidentes na população mundial. Somente no Brasil, foram estimados os diagnósticos de 10 mil novos pacientes no ano passado. Com objetivo de conscientizar a população acerca da prevenção da leucemia e da doação de medula óssea, foi criado o Junho Laranja, mês de combate à leucemia.

Resultado de imagem para leucemia

O sangue possui uma série de células responsáveis por funções vitais no corpo humano. Um dos componentes mais importantes que o tecido sanguíneo comporta são os glóbulos brancos. Também conhecidos como leucócitos, os glóbulos brancos são células do sistema imunológico envolvidas na proteção do corpo contra doenças infecciosas e invasores externos. Todos os leucócitos são produzidos e derivados de células multipotentes na medula óssea, conhecidas como células-tronco hematopoiéticas.

A leucemia é o câncer que se desenvolve nos tecidos formadores do sangue no corpo, incluindo a medula óssea e o sistema linfático. Existem diferentes tipos e variações da doença, sendo algumas formas mais comuns em crianças e outras em adultos. A leucemia geralmente envolve a produção e o bom funcionamento dos leucócitos. Quando saudáveis atuam como um forte sistema de defesa corporal, crescendo e se dividindo de maneira ordenada, contudo, em pessoas com leucemia, a medula óssea produz glóbulos brancos anormais e de maneira excessiva. A origem da doença ainda é desconhecida, mas sabe-se que a chance de desenvolver leucemia, especialmente em crianças, está ligada à condições genéticas.

Resultado de imagem para leucemia

 Um dos perigos da doença é que em grande parte dos casos é assintomática e de progressão vagarosa. Por isso, recomenda-se que o hemograma, exame que contabiliza a quantidade de leucócitos presentes no sangue, seja feito regularmente. O tratamento pode ser complexo, dependendo do tipo da leucemia. Mas existem estratégias e recursos que podem ajudar a tornar o tratamento bem-sucedido, dentre elas, o transplante de medula-óssea. Esse procedimento é destinado à pessoas cujo tumor comprometeu o funcionamento normal da medula. O Junho Laranja tem como objetivo conscientizar a população a respeito da prevenção, por meio da realização constante de exames, além de incentivar a doação de medula óssea. Segundo o Governo Federal, atualmente 850 pessoas necessitam de uma medula compatível para prosseguirem o tratamento. O Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome) conta com mais de 4 milhões de voluntários, contudo, as chances de compatibilidade são de um para cada 100 mil. 

Resultado de imagem para transplante medula

Para a prevenção da leucemia e de outras doenças é necessário estar sempre em dia com a saúde por meio de exames de qualidade. Na Clinesp você encontra profissionais que podem te ajudar a diagnosticar diversos problemas de saúde. O espaço atua em Artur Nogueira há mais de 25 anos na área de Clínica Médica e há 15 anos em Saúde e Segurança do trabalho. A empresa investe em  atendimento e tecnologia de ponta. O local conta com profissionais experientes e serviço terceirizado que realiza os exames necessários para fazer o diagnóstico precoce.

Então não perca tempo, agende hoje mesmo sua consulta ou exame! A Clinesp está localizada na Rua Sete de Setembro, 1216 – Centro, Artur Nogueira – SP. Faça uma visita! Para mais informações ligue: (19) 3827-8000 ou acesse o site da empresa.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.