15/07/2022

Judocas participam de acampamento de férias em Artur Nogueira

Além de muito judô, os alunos participaram de um mini cinema, caça-tesouro e vários jogos pré-desportivos

Da redação

Atletas do Projeto Judô Esporte Social participaram de uma experiência diferente e divertida nas últimas semanas de férias. A Prefeitura de Artur Nogueira, por meio das secretarias de Educação e de Esporte e Lazer, promoveram o Acampamento de Judô.

As atividades aconteceram na EMEF Pref. Ederaldo Rossetti nos dias 8 e 9 de julho, e na EMEF Elysiário Del Álamo nos dias 13 e 14 de julho. Participaram 130 crianças de 7 a 12 anos, matriculadas no Projeto Judô Esporte Social das escolas municipais envolvidas, além do Dojo Central (ao lado do INSS).

As atividades foram elaboradas e ministradas pelos professores do Projeto de Judô e contaram com orientação de 14 alunos mais graduados (chamados de sempai) que atuaram como monitores.

Além de muito judô, a ação contou com um mini cinema, caça-tesouro e vários jogos pré-desportivos. O secretário de Esporte e Lazer, Caio Rodrigues, explica que o objetivo do evento foi modificar a rotina dos participantes, oferecendo um ambiente seguro e amistoso, no qual trabalhassem diversos valores sociais fundamentais para a convivência social salutar.

“A parceria entre Educação e Esporte soma todos os conteúdos necessários para o desenvolvimento de uma nação forte, ética e honesta. O acampamento de judô nos faz lembrar que não é só de medalhas e conquistas que se faz o esporte. Tenho a certeza de que cada participante lembrará das experiências vividas para o resto da vida”, comenta.

Durante os treinos, o professor Leandro Takada fantasiou-se de Jigoro Kano (fundador do Judô) para falar em japonês com os alunos. Takada também falou sobre a importância de se dedicar em tudo que se escolhe fazer.

O ACAMPAMENTO

O Acampamento de Judô foi realizado pela primeira vez no CAIC em 2016, como projeto piloto. De lá pra cá, a equipe técnica do projeto modificou a metodologia de forma que agregasse mais conteúdos disciplinares, porém, de forma lúdica, para que o processo fosse divertido para os alunos.

Além de muito judô (no total foram três treinos técnicos) e muita diversão, os alunos jantaram, dormiram e almoçaram na escola. Com isso, todos puderam fortalecer a amizade entre eles, conhecer novos amigos e dividir realidades com os monitores e professores.

“Para muitos dos participantes, essa foi a primeira oportunidade de dormir fora de casa. Tudo foi elaborado com muito cuidado, através de atividades dirigidas que oferecessem segurança para os alunos e tranquilidade para os pais”, explica o professor André Jr.
Já o professor Lucas Vieira acrescenta que o acampamento também trabalhou com os alunos os valores: autonomia, respeito, responsabilidade e cooperação.

“Acreditamos muito no judô como ferramenta pedagógica e no poder transformador de cada ação realizada através do esporte. Agradecemos muito ao Secretario de Esportes Caio e a Secretaria de Educação Débora por fortalecerem nossa proposta. Agradecemos também a todas as famílias pelo carinho e confiança, e a toda equipe gestora e funcionários das escolas municipais pelo trabalho realizado em conjunto”, comenta Lucas.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.