02/07/2019

Judoca mirim de Artur Nogueira conquista bronze em Campeonato Paulista

Vitória Yoshinaga, de apenas oito anos, foi campeã regional, vice campeã estadual e conquistou medalha de bronze na final do Campeonato Paulista

Da redação

No último sábado (29), a Federação Paulista de Judô realizou a final do Campeonato Paulista das categorias sub9 e sub11. O evento foi promovido em Vargem Grande do Sul (SP) e contou com a participação dos melhores atletas do Estado de São Paulo, com idades entre sete e 10 anos. Na competição, houve o destaque de mais uma atleta do município.

Há mais de oito anos o Projeto Judô Esporte Social, em Artur Nogueira, vem sendo uma oportunidade de pratica de esporte, lazer e também uma ferramenta de transformação. Promovido pela Prefeitura através da secretaria de Esportes, o Projeto de Judô vem revelando talentos na modalidade. Lucas Brito, Lucas Vieira, Camila Vieira, Lauren Millk são alguns dos atletas que estão sempre ao pódio e conquistado títulos.

Mas já existe uma nova geração ajudando a aumentar a coleção de medalhas de Artur Nogueira no Judô. “Desde o início nos preocupamos em formatar as turmas e dividir as atividades, o que favorece a renovação de nossos atletas com o surgimento de novas promessas no esporte. Além da preocupação na formação física e psíquica dos alunos, também nos organizamos para incluí-los no âmbito competitivo de forma gradual e segura. Nem todo aluno está pronto para competir. Há valências técnicas e psicológicas que devem estar desenvolvidas para esse desafio”, explica o sensei Rodolpho Lavoura sobre a inserção de crianças em competições oficiais.

No sábado (29), a Federação Paulista de Judô promoveu em Vargem Grande do Sul  (SP) a Final do Campeonato Paulista das categorias Sub9 e Sub11. As nogueirenses Vitória Yoshinaga, Laura Oliveira, Thaysla Leite e Débora Gabriel conquistaram o direito de estar entre as melhores após vencerem a fase regional e a fase inter regional. Natália Pereira conquistou sua vaga com o Vice Campeonato do Open SP no inicio de junho. “Nessa idade não cobramos resultados. O que cobramos é o comprometimento com as aulas e a ideia de evoluir. Estar entre os melhores é sempre importante, mas valorizamos muito o fato das crianças lutarem felizes, independente do resultado final”, comenta o sensei Lucas Vieira.

Mesmo sem muita experiência em competições, o destaque entre as judocas nogueirenses foi para a jovem Vitória Yoshinaga. A jovem, de apenas oito anos, foi campeã regional, vice campeã estadual e ficou com a medalha de bronze na final do Campeonato Paulista. O técnico Rodolpho relata que Vitória começou muito cedo e deve ser uma promessa do esporte nogueirense. “Vitória iniciou o Judô com quatro anos. No início de 2019 ela se apresentou preparada e disposta a competir. Desde o início obteve bons resultados e, agora, nos presenteou com uma medalha no campeonato mais disputado do Estado. Ainda há muito a corrigir, aprender e desenvolver, mas de certo é uma judoca que devemos acompanhar com boas expectativas”, pontua Lavoura.

Durante o mês de julho, as atividades competitivas dão lugar para as atividades recreativas no Dojô Central, com exceção de Lucas Brito, que disputará o Pan Americano na Colômbia, entre os dias 18 e 21 de julho. A partir de agosto, o calendário competitivo retoma com o primeiro desafio marcado para São Carlos, na primeira fase do Campeonato Paulista Aspirantes.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.