20/03/2018

Judoca de Artur Nogueira sagra-se campeão da Copa São Paulo

Lucas Brito esteve presente em evento que reuniu 2.800 atletas de 16 estados brasileiros

A tradicional Copa São Paulo de Judô reuniu 2.800 atletas de 16 estados brasileiros no Ginásio Poliesportivo Adib Moysés Dib. Artur Nogueira fez parte do evento esportivo e os atletas trouxeram medalhas. Lucas Brito foi campeão, garantindo assim a vaga para a final do Campeonato Paulista e preciosos pontos para o ranking Paulista.

O campeonato da Federação Paulista de Judô aconteceu nos dias 17 e 18 de março com o apoio da Prefeitura de São Bernardo. Esta é considerada a tradicional Copa São Paulo de Judô. Considerado o maior torneio de judô das Américas.

As maiores equipes de Judô do Brasil estiveram presente, tais quais Esporte Clube Pinheiros (SP), Instituto Reação (RJ), Sogipa (RS) entre outras. Artur Nogueira foi representado pelos judocas do Projeto Judô Esporte Social, realizado pela Prefeitura Municipal. Na abertura do evento, o Presidente da Confederação Brasileira de Judô Silvio Acácio Borges destacou a grandiosidade do evento. “Já estive neste evento em outras oportunidades, e a cada ano me surpreendo com a quantidade e a qualidade que a Copa São Paulo oferece aos milhares de atletas que anualmente vêem a São Paulo, no início da temporada,em busca de ritmo e aperfeiçoamento técnico”.

As disputas de sábado envolveram as classes sub 11, sub 13 e sênior. Destaque absoluto para Rafaela Inocêncio. A pequena de nove anos venceu quatro lutas até chegar a semifinal, onde foi derrotada pela campeã de São José dos Campos (SP). Na repescagem venceu sua 5ª luta e ficou com a medalha de bronze na categoria Sub 11 leve.

“Rafinha surgiu durante nossas ampliações de núcleos. Ela estuda no Caic e foi lá que se apaixonou pelo judô. Já chegou a duas finais de Campeonato Paulista, mas sem êxito na busca por medalhas. Certamente é uma de nossas promessas”, comenta o Professor Rodolpho Lavoura. Laura Oliveira e Caroline Keli também tiveram ótimas participações no sábado. Venceram todas as lutas até chegarem na semi final, quando foram derrotadas. Na disputa pelo bronze não conseguiram superar as adversárias e ficaram com a 5ª colocação.

A classes sub 15, sub 18 e sub 21 aconteceram no domingo (18). Dessa vez o destaque foi Lucas dos Santos Vieira. O jovem estudante de Educação Física e estagiário da Secretaria de Esportes disputou a categoria sub 21 meio leve. Lucas venceu todas as lutas até a semifinal. Nessa fase encarou o fortíssimo atleta do Esporte Clube Pinheiros, Willian Lima. Em luta muito disputada, o empate prevaleceu. O nogueirense conseguiu impor sua luta e gerou dificuldades ao atleta da capital. Contudo, um descuido no Golden Score (desempate), Lucas sofreu uma pontuação e foi derrotado.

Na repescagem enfrentou o também nogueirense Daniel Balieiro. Daniel vinha de três vitórias e uma derrota por atendimento médico. Lucas venceu o companheiro e mais outro atleta de Tucuruvi. Essas vitórias garantiram a medalha de bronze. “Hoje certamente é um dia especial. No final de 2017 fui derrotado na Seletiva Nacional e isso me abalou muito. Mas judô é assim: a cada revés que sofremos, aprendemos algo que nos fortalece para continuar a evolução. Em 2014 fui Campeão da Copa SP Aspirante. Hoje levo pra Artur Nogueira esse bronze da primeira divisão”, comemora o judoca. Ainda no domingo (18), Ana Beatriz (sub 15 ligeiro) e Camila Vieira (sub 18 meio leve) também tiveram ótimo desempenho e ficaram com a 5ª colocação.

Outro nogueirense que fez bonito foi Lucas Brito. Lutando pela Associação de Judô Araçatuba, o nogueirense venceu logo na primeira luta um judoca do Esporte Clube Pinheiros e atual numero 1 da categoria. Na seqüência, venceu outras 3 lutas e ficou com o título de campeão, garantindo assim a vaga para a final do Campeonato Paulista e preciosos pontos para o ranking Paulista.

Com o objetivo de promover oportunidades e apoiar as pessoas com deficiências para que elas possam ter o direito à prática esportiva, essa será a segunda participação de nogueirenses no “Judô para Todos”. “Mais uma vez ressalto a qualidade técnica e social do Projeto de Judô. A preocupação ultrapassa a barreira do esporte competitivo, e passa a ofertar vivências a todos os participantes, da forma mais democrática e humana possível”, conclui o secretário de Esportes Alexandre Chichurra.

No próximo final de semana, o judô nogueirense retorna a São Bernardo do Campo (SP) para disputar a Copa SP Aspirante no sábado (24) e a Copa SP “Judô para Todos” no domingo (25).

……………………………………..

Tem uma sugestão de entrevista? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.