13/11/2015

Jovens se mobilizam para criar Conselho da Juventude em Artur Nogueira

Ideia surgiu após realização de mini conferência na sede do Coletivo ModTrip. Integrantes de diversas entidades, além de dezenas de jovens apoiam a causa.

Estudantes de Artur Nogueira tem se organizado para garantir a criação do Conselho Municipal da Juventude. Parte do grupo deve representar o município neste final de semana na 3ª Conferência Estadual da Juventude, que acontece em Atibaia (SP). O interesse dos jovens em se mobilizar para criar a entidade surge a partir de uma mini conferência realizada na sede do Coletivo ModTrip, no final de outubro.

12063466_772183879577504_2505364879529437997_na

Apesar da mini conferência não ter caráter oficial, foi considerada por muitos dos participantes como um momento histórico para a juventude. Encaramos como sendo uma etapa livre – não oficial -, como algo sem burocracias e clichês, assim, fizemos os convites em todas as escolas estaduais”, explica o estudante Fabrício Pedroso, integrante da Pastoral da Juventude e um dos organizadores da atividade.

Como forma de se organizar para defender suas próprias causas, alguns jovens de Artur Nogueira se mobilizam para criar o Conselho Municipal da Juventude, segundo os organizadores, capaz de projetar demandas importantes, como, por exemplo, o transporte escolar gratuito a universitários. Pedroso afirma que o conselho é um dispositivo fundamental para garantir a conquista de direitos da juventude. “Pretendemos criar este conselho e garantir que ele possa andar sozinho”, disse o estudante.

De acordo com Pedroso, o Conselho deve ter cerca de 15 jovens, entre representantes da sociedade civil, governo, e terceiro setor e servirá para concentrar as principais demandas dos jovens e cobrar o poder público para a realização destas reivindicações.

12189131_772198749576017_8762589472410149285_n

Em 2009, após a criação da Coordenadoria Municipal da Juventude, órgão que era vinculado à Prefeitura de Artur Nogueira, começou no município uma discussão para a criação do Conselho Municipal da Juventude, no entanto, à época, a ideia não avançou.

Atualmente, entre as entidades parceiras da proposta estão o Coletivo ModTrip, o Movimento Cultural Brincantti, a Pastoral da Juventude e a Associação de Moradores do Jardim Carolina. A estudante nogueirense Rute Helen Noleto, selecionada em um programa da Universidade de Harvard, também participou da Mini Conferência e defendeu demandas na área da Educação.

Empolgado com as parcerias e as perspectivas com a criação do Conselho de Juventude na cidade, Pedroso diz que o grupo permanece aberto e a disposição dos jovens que quiserem integrar a causa. “Vimos que não estamos sozinhos e que tem gente disposta a trabalhar pela juventude. Estamos correndo atrás, conversando com secretários e lideranças. Estamos procurando pessoas que possam nos ajudar para chegarmos num consenso”.

Na Lei Federal 12.852, assinada em 2013 pela presidenta Dilma Rousseff, foi instituído o Estatuto da Juventude, que dispõe sobre os direitos dos jovens, e das políticas públicas de juventude. O documento estabelece como uma das diretrizes “o incentivo à criação de conselhos de juventude em todos os entes da Federação”.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.