07/03/2016

Jovens realizam evento sobre feminismo em Artur Nogueira

Evento ocorreu no final da tarde de domingo na sede do Coletivo ModTrip.

Um encontro no final da tarde deste domingo (6) na sede do Coletivo ModTrip, localizado no Centro de Artur Nogueira, reuniu cerca de 80 pessoas para debater o papel e o engajamento da mulher a respeito das discussões de gênero. Após o diálogo, foi exibido o filme As Sufragistas, que retrata a luta das mulheres pela igualdade de direitos no Reino Unido durante o início do século XX.

_MG_1605

A roda de bate-papo realizada na sala do coletivo é considerada um passo histórico para a pauta da discussão de gênero no município. Possivelmente esta é a primeira atividade criada para tratar exclusivamente sobre o tema. Na ocasião, diversos assuntos inerentes ao cotidiano de enfrentamento vivenciado pelas participantes foram levantados, desde situações ocorridas dentro do lar, como obrigações domésticas repassadas à elas, simplesmente pelo fato de serem mulheres, ou até mesmo casos mais graves como agressão física e moral.

Ainda foram abordadas questões relacionadas à higiene e saúde, como aborto, métodos contraceptivos, menstruação e ainda situações de assédio, além de discutirem sobre a importância do papel da sociedade, incluindo a participação efetiva dos homens, na construção de diálogos feministas. Outro ponto levantado foi a questão da liberdade da mulher quanto a escolha de seu parceiro ou sua parceira, assunto apontado por muitas como de grande dificuldade de compreensão na sociedade.

_MG_1560

Entre as participantes do diálogo estava Fernanda Curti, integrante da Marcha Mundial das Mulheres, que veio de Guarulhos para o programa. Perguntada sobre o objetivo da realização de atividades como esta, Fernanda responde sem titubear: “Empoderamento das minas!”. De acordo com ela “é fundamental ter esses espaços de discussão pra que as mulheres entendam que não estão sozinhas, que não são culpadas e se emponderem na luta”.

A estudante Joyce Borges Castilho, moradora de Artur Nogueira, ressalta que eventos como o realizado pelo coletivo ModTrip são importantes instrumentos de conscientização das mulheres quanto aos seus direitos. “Só fortaleceu mais as minhas ideias e meus argumentos. Com toda certeza saí de lá uma nova mulher”, afirma.

Um bazar com roupas, acessórios e livros usados também ocorreu simultâneo ao evento. Além disto, foi preparado um espaço para a venda de alimentos veganos.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.