20/07/2018

Jovens de Artur Nogueira recebem Certificado de Dispensa Militar

Cerimônia de Juramento à Bandeira foi realizada no Ginásio de Esportes Maurício Sia

Da redação

Ocorreu na manhã desta sexta-feira (20), em Artur Nogueira, a cerimônia de Juramento de Bandeira, realizada por representantes do Exército Nacional Brasileiro. Jovens do município que estão entrando em fase de maioridade cumpriram com o dever de participar do ato e receberam os Certificados de Dispensa Militar.

Cerca de 300 pessoas estiveram presentes no Ginásio de Esportes Maurício Sia para a cerimônia, entre elas, jovens em fase de alistamento, representantes do Exército, autoridades do município e público. O momento realizado faz parte de um processo de responsabilidade do cidadão que alcança a maioridade e que precisa cumprir com o dever de se apresentar diante do Exército Nacional.

Durante o evento foram pronunciadas palavras do 1º tenente e delegado do Serviço Militar, Edivo Gomes da Silva, atuante em Campo Grande (MS). Também foram efetuados exercícios de continência com os jovens presentes, hasteamento da Bandeira e entoação do Hino Nacional. “Esse é um ato constitucional e um dever do cidadão para com o país. Esses jovens estão sendo dispensados hoje, recebendo o Certificado, mas poderão apoiar o Exército futuramente caso necessário”, explica o tenente Silva.

Ao completar 18 anos, o jovem brasileiro tem a obrigação de se apresentar à Junta do Serviço Militar para que possa garantir alguns direitos como, por exemplo, a inserção ao mercado de trabalho, prestar concursos públicos, entre outros. Assim como Artur Nogueira, municípios não tributários, ou seja, que não possuem bases permanentes do Exército, fazem a dispensa dos alistados, mas estes devem permanecer à disposição do Exército, caso seja necessária a atuação deles.

O estudante Mateus Brito Santos foi um dos jovens que participaram do ato de Juramento à Bandeira nessa manhã em Artur Nogueira. Para ele, a cerimônia marca um período importante na vida do cidadão brasileiro. “Eu considero esse um momento importante e uma atitude de patriotismo com o nosso país. Daqui para frente existe a maioridade e deveres a serem cumpridos, não como soldado, mas como um bom cidadão honesto e de justiça”, pontua.

Alguns dos jovens participantes no evento receberam os certificados das mãos de autoridades da cidade. Já os demais documentos, foram entregues por soldados provenientes de Limeira (SP). O ato de Juramento à Bandeira ocorre anualmente em Artur Nogueira.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.