22/11/2012

Jardim Carolina: Um sonho concretizado

Moradores e comerciantes comemoram asfalto no bairro

Quézia Amorim

As obras de construção de galerias pluviais de águas e pavimentação do bairro Jardim Carolina serão concluídas nesta semana. Ao todo, foram mais de 15 anos de espera dos moradores do bairro, que sempre reclamaram das condições precárias do local. “Desde a fundação da associação, uma das principais reclamações do bairro era resolver o problema do asfalto. Tínhamos problemas visíveis aqui e, por causa disso, muitas pessoas alugaram suas casas e foram morar em outros bairros. Essa é a realização de um sonho. O mais gostoso é ver que fizemos parte dessa conquista, e que isso vai ficar como herança para os filhos e netos dos moradores. Agora queremos unir as associações dos moradores dos bairros de Artur Nogueira para termos mais força junto ao município”, afirma o presidente da Associação dos Moradores e Amigos do Jardim Carolina e morador do bairro há 17 anos, Advigues Santana.

As obras pertencem ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O contrato teve como agentes participantes o Ministério das Cidades, Caixa Econômica Federal, FGTS e Prefeitura de Artur Nogueira, com o objetivo de fazer obras de pavimentação e drenagem de alguns bairros da cidade. Após assinar o contrato, em março deste ano, houve o processo de licitação da obra com duração de dois meses, sendo iniciadas as obras em junho deste ano no Jardim Carolina a mando do prefeito Marcelo Capelini.

No Jardim Carolina, o valor total da obra foi de R$ 3.183.884, 68. Além de melhorar problemas relacionados à saúde e valorizar imóveis e comércio, a obra melhorou a autoestima dos moradores. A comerciante Gislaine Rodrigues Frezzato mora há um ano e diz que com as obras de pavimentação concluídas, seu comércio também passará por mudanças positivas. “Embora eu more há um ano aqui, já peguei sol, chuva, vento e poeira. Sofri muito com a situação desse bairro. Às vezes eu perdia entrega de mercadoria, porque em dia de chuva não vinham deixar. Agora tudo mudou, até a clientela muda, porque muita gente escolhia outros estabelecimentos que tinham acesso facilitado”, diz.

Nair Barbosa, outra comerciante que mora há dez anos no bairro, diz que a obra de pavimentação é bem-vinda e agora ela está com autoestima elevada e resolveu arrumar toda a casa e seu estabelecimento. “Eu quero deixar isso lindo, já falei para todos que eu quero tudo limpo nas frentes das casas. Há dez anos espero isso, agora que pintar e arrumar tudo. O que eu perdi de mercadoria encardida que não conseguia limpar”, diz.

Outra moradora do bairro, Jaqueline Conceição Santos Silva, diz que há sete anos enfrentava sérios problemas com a saúde do esposo e agora a situação foi revertida. “Essa obra irá melhorar primeiramente a saúde do meu marido, ele tem bronquite e tem que tomar muitos medicamentos controlados para sanar. Já não terá mais tanto pó que compromete a faxina da casa. Quando chovia não conseguíamos sair de casa. É uma vitória, agora poderemos limpar a casa e ela ficará limpa, poderemos respirar melhor, sair tranquilamente sem tomar poeira na cara”, afirma.

O próximo bairro a finalizar as obras será o Desmembramento Etelvina Mansur Golob. A Prefeitura tem prazo de junho de 2013 para concluir todos os serviços.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.