14/05/2019

Irmão de Jair Bolsonaro visita Artur Nogueira

Na ocasião da visita, Renato Bolsonaro, atuante no mercado apicultor, esteve na empresa de Edson Rezende, empresário do mesmo segmento no município nogueirense

Da redação

O empresário e apicultor Renato Antônio Bolsonaro, irmão do atual presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), esteve em visita a Artur Nogueira nesta terça-feira (14). Ele participou de um encontro com Edson Rezende, também empresário e atuante no ramo da apicultura no município e na região. Na ocasião, Renato Bolsonaro firmou uma parceria com Rezende para fortalecer o campo de produção de mel na região do Vale do Ribeira, onde ele reside.

A visita de Renato Bolsonaro a Artur Nogueira foi marcada pelo encontro dele com o empresário Edson Rezende e um dos vereadores do município, Rodrigo de Faveri (PTB). Também estiveram presentes Joaquim Branco, presidente do Sindicato Rural de Miracatu (SP) e Vinicius Queiroz de Brandão, vereador da Câmara Municipal de Miracatu (SP), e demais funcionários da empresa.

O empreendedor Edson Rezende recebeu Renato Bolsonaro na sede do estabelecimento comercial dele do segmento da apicultura, situado no Parque Itamaraty.

Na ocasião, Renato conheceu as dependências da referida sede comercial, experimentou os produtos fabricados pela empresa Vida Natural e trocou experiências com Rezende a respeito da apicultura.

“Sou apicultor por hobby há cerca de 40 anos. Conheci o Edson Rezende durante o lançamento do livro da Associação de Produtores e Exportadores de Mel, em São Paulo, no mês de abril. Então, eu recebi dele o convite para conhecer o empreendimento que ele possui aqui em Artur Nogueira e não pude recusar esse convite. O que vi aqui é um exemplo a ser seguido e que irei levar para a minha região, no Vale do Ribeira”, relatou Renato Bolsonaro.

Além da oportunidade de abranger o conhecimento sobre a apicultura e a produção de mel e derivados, Renato Bolsonaro firmou uma parceria com Edson Rezende para que a produção dele e de outros apicultores da Região do Vale do Ribeira seja fortalecida e ampliada no Estado e, também, no país. Uma das estratégias para isso é o fortalecimento do comércio de produtos provenientes da apicultura, como por exemplo, o mel e o própolis, além da inserção de abelhas indígenas, que não possuem ferrão, na produção exercida na região do município de Miracatu (SP).

“Juntamente com o nosso amigo Edson, vamos otimizar essa produção existente no Vale do Ribeira e desenvolver o trabalho com as abelhas indígenas (sem ferrão) naquela região e incentivar esse mercado”, completa.

Edson Rezende, que além de atuar no mercado apicultor em Artur Nogueira há 34 anos, é diretor da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (CIESP), com sede em São Paulo, o qual tem como presidente o político e empresário Paulo Antônio Skaf (MDB). Rezende também opera na participação dos dois setores (FIESP e CIESP) em cidades da região, como Holambra (SP) e Conchal (SP), com sede regional em Campinas (SP).

“Além de produzirmos e exportarmos derivados da apicultura como o mel, geleia real, própolis e pólen através da abelha apis mellifera, hoje também possuímos o único registro da para uso da abelha sem ferrão no país. Agora vamos trazer a produção de mel da cidade de Miracatu (SP) para cá, beneficiando assim Artur Nogueira. Já temos parceria com o sindicato de lá para que eles venham aprender com a gente aqui também, acho que será uma grande oportunidade para todos nós”, explica Rezende.

Além de promover a parceria com Renato Bolsonaro, abrindo assim portas para o crescimento da produção apicultora na região do Vale do Ribeira e a ampliação do setor em Artur Nogueira, Rezende também expôs durante o encontro uma parceria que está desenvolvendo com a Universidade Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho (SP), com apoio da FIESP, SESI e SENAI. O empresário está, juntamente com a instituição educacional, angariando meios de implantar e promover o campo de produção e pesquisa da apicultura. O objetivo é fazer da região um polo de referência no setor apicultor em todo o país.

“Estamos desenvolvendo junto com o curso de Agronomia do Unasp, grandes projetos para o desenvolvimento apícula na região, no Estado de São Paulo e, também, em todo o Brasil. Queremos desenvolver na universidade Unasp um centro de referência de estudos apículas, com estudos, pesquisas, análises e trabalho científico, atendendo o mercado nacional, promovendo a produção de abelhas rainhas e desenvolvendo produtos para atrair empresas e ofetar emprego para a nossa região. Com esse trabalho científico vamos poder criar remédios, cosméticos e muitos outros produtos, usando todo esse recurso na área industrial”, observa.

Além deste trabalho de pesquisa e planejamento científico em parceria com o Unasp, Edson Rezende também revelou, no encontro desta terça-feira (14), planos para promover um grande congresso no ramo apicultor juntamente com a instituição adventista.

“Junto com o Unasp também vamos trabalhar para sediar, em 2022, o Congresso Nacional de Apicultura, que deverá ser realizado nas dependências do Unasp. Teremos cerca de 10 mil apicultores de todo o Brasil reunidos em quatro dias de evento para incentivarmos o crescimento da produção da apicultura em outros Estados e regiões do país, como o nordeste, por exemplo. Tendo agora a oportunidade de conhecer Renato Bolsonaro, um apicultor proeminente também, posso dizer que ele será um porta voz de nós, apicultores, para que o Brasil, através do irmão dele, nosso presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), enxergue o valor que esse campo tem”, finalizou.

Ao término do encontro, Renato Bolsonaro, deixou uma mensagem para os moradores de Artur Nogueira e região.

“Agradeço pelo convite de meu amigo Edson Rezende para visitar Artur Nogueira e, em nome de meu irmão, Jair Bolsonaro, quero agradecer o apoio e a confiança ofertada por todos a ele. Acredito que meu irmão, que sempre foi uma referência para mim, é uma pessoa dedicada e honesta. Ele está iniciando o trabalho dele, mas o povo brasileiro tem que ter paciência, fazer a sua parte, contribuir para a melhora do Brasil e acreditar em dias melhores. Só assim, teremos um país mais justo e que nos de orgulho de a ele pertencer”, expressou.

Rodrigo de Faveri (PTB), vereador de Artur Nogueira que também esteve presente no encontro, expressou satisfação em saber que o município nogueirense tem chamado a atenção de empreendedores de outras regiões do país.

“É motivo de satisfação saber que outros municípios buscam em nossa cidade empresas com um determinado segmento para aprimoramento, isso nos chama a atenção dos potenciais que temos aqui em Artur Nogueira e, ainda mais, quando o empreendedor se trata de um irmão do presidente da República. Fiquei muito satisfeito por ser convidado a participar da visita do Renato aqui em nossa cidade”, relatou.

Renato Antônio Bolsonaro tem 55 anos, é oficial do Exército Nacional Brasileiro da reserva, com atuação em artilharia e paraquedismo. Se formou na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPECx), em Campinas (SP), entre 1982 e 1984. Já foi vereador no município litorâneo de Praia Grande (SP) e, atualmente, é comerciante de móveis e eletrodomésticos na região de Miracatu (SP).

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.