21/06/2015

Inverno começa e deve ter médias de 18 a 22 graus em Artur Nogueira

Estação também deve ser seca, com poucas chuvas.

IMG_8850

O inverno iniciou neste domingo (21) no hemisfério sul e as temperaturas já começaram a baixar na região. Segundo o Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura (Cepagri) as médias devem ficar entre 18 e 20 graus durante toda a estação que termina no dia 21 de setembro. Mas a atenção no período é com a saúde, já que nesta época o clima fica seco e favorece o aparecimento de doenças respiratórias.

De acordo com o médico cirurgião Zildomar Deucher são comuns a esta estação doenças respiratórias, como resfriados gripes e pneumonias. Algo que varia com a fragilidade imunológica de cada pessoa. “Toda doença é uma relação entre o elemento causante e a resistência do indivíduo”, explica. “Para evitar o aparecimento dessas doenças é preciso manter todos os cuidados com a saúde e abusar da vitamina C.”

Deucher cita a alimentação saudável e balanceada, repouso correto e ingestão frequente de água como atividades a serem mantidas em equilíbrio durante esta estação.

Estação

Segundo a agrônoma Priscila Coltri, do Cepagri, o inverno deste ano deve seguir o ritmo dos anteriores, sendo seco e com poucas chuvas. “Não teremos nada que saia da normalidade, nem para mais nem para menos. A atenção apenas é em relação às névoas, comuns no início da manhã, garoas durante o dia, e a falta de chuva, que deixará o clima seco.”

Para a cidade de Campinas são esperados no mês de junho temperaturas médias de 18,8 graus e chuvas de 35,4 milímetros – em janeiro chove aproximadamente 280 milímetros. Em julho a média continua em 18,5 graus e sobem as chuvas para 43,3 milímetros. Agosto é o mês mais crítico, apesar da temperatura que sobe para a casa dos 20 graus, as chuvas descem para 22,9 milímetros. No mês de setembro, quando termina a estação fria e começa a primavera, as temperaturas ficam na média de 21,8 graus com chuvas de 59,5 milímetros. A mesma previsão é esperada para as cidades da região, incluindo Artur Nogueira.

Durante esta estação as noites são mais longas que os dias, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra devido ao inverno.

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.