21/06/2019

Instalação de novas lombadas divide opiniões em Artur Nogueira

Obstáculos estão situados nas imediações do Jardim Fáveri e Jardim Arrivabene, próximos à áreas escolares

Da redação

A instalação de novas lombadas em algumas ruas de Artur Nogueira tem dividido a opinião de moradores no município. Alguns dos munícipes questionam os padrões de instalação dos obstáculos e dizem que os obstáculos têm causando riscos de danos à veículos e gerado o perigo de acidentes. Em contrapartida, outros moradores se mostram de acordo com a medida e garantem que as instalações são necessárias.

As instalações das novas lombadas, obstáculos também conhecidos popularmente como quebra-molas, foram percebidas por condutores no início desta semana. Mesmo que sejam pertinentes para a segurança no trânsito, principalmente em áreas escolares e com fluxo de pedestres, alguns motoristas têm questionado o padrão das referidas lombadas. As novas lombadas estão situadas nas ruas Santo de Fáveri e Floriano Peixoto, nas imediações dos bairros Jardim de Fáveri e Jardim Arrivabene.

Um dos moradores que discorda das instalações é Jedaias Sakamoto. De acordo com ele, o percurso que o munícipe costumava utilizar no dia a dia, terá que ser alterado devido à instalação dos novos obstáculos, que ele considera altos demais. “Eu tenho um Honda, que costuma ser um carro mais baixo, e nesses locais em que foram instaladas as lombadas, o meu carro não passa, porque raspa embaixo. Vou ter que mudar o meu trajeto. É importante ter lombadas, principalmente em locais em que estão as escolas, mas não precisam ser tão altas. O carro do meu pai é um VW/Gol G3 original, eu passei por uma dessas lombadas e raspou embaixo do veículo, inclusive, ainda não tinham colocado placas sinalizando o local quando eu passei”, observa.

Adilson Alves, outro munícipe de Artur Nogueira, também considera a instalação das lombadas fora dos padrões habituais. “É preciso saber se foi feito um estudo relevante sobre os lugares em que esses quebra-molas foram instalados. Eles são imensos e parecem estar fora de padrões nacionais”, reclama.

A instalação de lombadas são  regulamentadas pela Resolução nº 600/2016 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Dois tipos de lombadas são estipulados pelo órgão, o tipo A e B. O modelo A pode ser instalado em locais que tenham a necessidade de limitar a velocidade a 30 km/h, sejam eles localizados em rodovias com trechos urbanizados, vias urbanas coletoras e vias de baixo movimento. As dimensões do obstáculo tipo A devem ter de 8 a 10 cm de altura e até 3,70m de largura.

Já o segundo modelo, pode ser instalado em vias de perímetro urbano, para que a velocidade seja reduzida a 20 km/h, desde que não tenham linhas regulares de transporte coletivo de passageiros. As dimensões deste obstáculo tipo B são de 6 a 8 cm de altura e até 1,5 m de largura.

Caso as lombadas sejam implantadas próximas a cruzamentos, elas devem respeitar a distância mínima de 15 metros do alinhamento do meio-fio, ou da linha de bordo da via transversal. Em ambos tipos de lombadas (tipo A ou B), a largura delas deve ser igual à da via de instalação.

Em relação às medidas das lombadas instaladas em Artur Nogueira, o Portal Nogueirense apurou que elas possuem as medidas especificadas pelo Contran, seguindo o padrão do tipo B e possuindo pinturas de solo e placas de sinalização nos locais. O motorista Luciano Aparecido Alves, residente em Artur Nogueira, diz concordar com a instalação das novas lombadas na região do Jardim Fáveri e Jardim Arrivabene. “Eu acho que a instalação das lombadas foi positiva. Aqui é área escolar e muitos motoristas passavam aqui correndo demais. Se alguém achar que ficaram altas, é só frear e passar mais devagar”, considera.

A moradora Rosa Maria Pinheiro, residente em uma casa situada em frente ao local de instalação de um dos obstáculos, afirma que o obstáculo precisava ser implantado no endereço. “Estava precisando instalar essa lombada aqui, é para a segurança dos estudantes”, afirma ela.

Para avaliar a opinião dos leitores, o Portal Nogueirense lançou uma enquete na rede social Instagran a respeito do tema abordado. Até o fechamento desta matéria, no final da tarde de quarta-feira (19), as opiniões se mostravam dividias.

Prefeitura

A Prefeitura de Artur Nogueira foi solicitada a dar um posicionamento a respeito da instalação das novas lombadas na cidade. Em resposta, através do Departamento de Trânsito do município, o setor informou que “todas as lombadas recentemente instaladas no município foram devidamente sinalizadas com placas e pintura de solo no momento de sua instalação, além de seguirem todas as regulamentações previamente estabelecidas pela Resolução de nº600 de 24 de Maio de 2016 do Contran em relação às medidas. Cabe ressaltar ainda que, todas as lombadas instaladas, foram solicitações feitas por munícipes através de protocolo na Casa do Cidadão e que antes de feitas, passaram por análise de viabilidade pela equipe técnica do departamento de trânsito”, conclui.

Assista ao vídeo

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.