16/12/2017

Infestação de planta aquática cobre superfície do balneário em Artur Nogueira

Lago está sendo tomado por aguapés

Michael Harteman

Ninguém pode apagar as memórias daqueles que já desfrutaram dos bons momentos da lagoa do Balneário Municipal. São várias as fotos e histórias de moradores de Artur Nogueira que retratam a até então saudável lagoa como um espaço de lazer e recreação. No entanto, o descaso com essa porção de água pode fazer com que nenhuma história seja acrescentada em sua biografia. O que se vê hoje é abandono e agonia de um espaço que pede socorro.

Em agosto deste ano o Portal Nogueirense publicou que a prefeitura pretendia revitalizar o espaço. Naquele momento, o prefeito Ivan Vicenssotti disse que o objetivo era limpar o local, retirar os aguapés, materiais orgânicos e também trazer de volta a ilha que ficava dentro da lagoa. Quatro meses depois, ao passar pelo local, pode se observar que pouco ou quase nada foi feito.

O biólogo Marcos Filho acredita que, se nada for feito, a situação pode piorar. “Não dá pra saber mais quanto tempo a lagoa irá resistir, mas esses aguapés irão tomar toda a lagoa se nada for feito”, alerta o biólogo. Marcos acredita que possa haver presença de material orgânico dentro da lagoa. “Para se ter certeza sobre essa matéria orgânica teríamos que fazer alguns exames, mas pela situação, tudo indica que sim”, pontua Marcos.

Algumas pessoas ainda se utilizam da lagoa para a prática da pesca. Mas o espaço disponível para isso tem reduzido com o passar do tempo, já que os aguapés têm avançado pela lagoa.

A reportagem do Portal Nogueirense questionou a prefeitura sobre o problema, mas até o fechamento desta matéria o Poder Executivo de Artur Nogueira não se pronunciou.

Leia também

Abandono do Balneário incomoda moradores de Artur Nogueira

 

 


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.