12/09/2017

Incêndio em área rural de Artur Nogueira mobiliza unidades de segurança

Pelo menos quatro propriedades foram afetadas com o fogo que atingiu mais de 15 hectares

Da redação

Um incêndio de grande proporção, ocorrido na tarde desta terça-feira (12), causou risco à moradores e gerou prejuízo a produtores rurais em Artur Nogueira. As chamas se propagaram por pelo menos quatro propriedade. Defesa Civil, Brigada de Incêndio e o Corpo de Bombeiros se mobilizaram para controlar o fogo.

De acordo com a Guarda Civil Municipal (GCM) de Artur Nogueira, uma solicitação foi feita à base da corporação por volta do meio dia, indicando que um grande foco de incêndio havia se formado em uma propriedade rural no Bairrinho. Rapidamente, as chamas se espalharam e atingiram pelo menos mais três propriedades. O calor e palhas secas pelo chão, unidos ao vento, contribuíram para que o fogo se alastrasse. Rapidamente, a Brigada de Incêndio do município se deslocou ao endereço.

Em um dos pontos onde o fogo se iniciou, havia uma residência que, por pouco, não foi afetada. A dona de casa Edna Stage, de 60 anos, conta como soube da situação. “Eu estava no Centro e minha filha me ligou dizendo que o fogo ameaçava chegar no rancho aqui da minha casa. Quando eu cheguei aqui já tinham acionado a Brigada de Incêndio”, relata.

Após a solicitação feita à Defesa Civil de Artur Nogueira, unidades da Brigada de Incêndio de Cosmópolis (SP), o Corpo de Bombeiros de Paulínia (SP) e caminhões pipas de empresas particulares também se mobilizaram e estiveram no local para ajudar a controlar o incêndio, que afetou mais de 15 hectares.

O produtor rural Denis Fernandes, de 25 anos, teve pomares de laranja e goiaba tomados pelas chamas mas, apesar disso, o fogo não chegou a se alastrar tanto pelas plantações. “Estava almoçando, quando ouvi o barulho do fogo e liguei a bomba da irrigação para amenizar o fogo. Ainda bem que deu tempo de desligar o transformador de força da propriedade também”, relata.

Ainda conforme a GCM, existe a suspeita de que o incêndio tenha sido provocado de forma criminosa, porém o calor e o tempo seco também podem ter causado o incidente. Após cerca de duas horas da chegada das unidades móveis ao local, o fogo foi apagado. Um rescaldo também foi feito para reforçar a umidade contra o fogo.

Apesar do ocorrido, não houve registro de feridos devido ao incêndio.

Fotos: Portal Nogueirense/Defesa Civil

 

Leia também:

Incêndio em Artur Nogueira coloca posto de combustíveis em risco

Baixa umidade do ar coloca Artur Nogueira em estado de atenção

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.