10/05/2018

Idosos da Aidan têm dia de lazer no Green Camp em Artur Nogueira

Recreação aconteceu nesta quinta-feira (10)

Da redação 

Esta quinta-feira (10) foi especial para várias pessoas da Associação dos Idosos Desamparados de Artur Nogueira (Aidan). Eles foram passar um dia no Green Camp em comemoração ao Dia das Mães, que ocorre no próximo domingo (12).

Dos 30 idosos atendidos pela Aidan, 15 participaram do momento de recreação. A assistente social da entidade, Sulien Luglio, explica que o dia é vivido com muita alegria. “É um momento marcante para eles. Não tem como todos virem, pois alguns são mais debilitados e outros estão acamados”, explica. Após passearem pelas dependências do local, os idosos foram servidos com almoço e sobremesa.

No período da tarde, foi a vez de caminhar mais um pouco pelo local e aproveitar o momento para fazerem algumas fotos. Uma das enfermeiras da Aidan, Aline Carradas de Oliveira, afirma que o Green Camp sempre está aberto para atender a associação em datas comemorativas. “É muito legal o que eles fazer para gente, oferece refeição e permite que os idosos passem o dia aqui, eles ficam com esse semblante mais leve”, comenta a enfermeira.

Carina de Cássia Benvenutto, gerente do Green Camp, afirma que a ação traz muita alegria para os funcionários da empresa. “Ficamos honrados em receber o grupo da Aidan e em proporcionar a eles alegria e lazer. É gratificante o carinho que recebemos dos residentes que fizeram história em nosso município”, afirma.

Sulien Luglio conta que uma data como essa é lembrada por muito tempo pelos idosos. “É assunto para muitos dias, vão lembrar por muitos dias dos pássaros da água, é realmente muito gratificante”, afirma a assistente social. No entanto, ela pede que outras empresas possam fazer o mesmo que o Green Camp. “O Carlinhos (proprietário da Green Camp) é um parceiro nosso, seria interessante se outros lugares pudessem fazer algo parecido, uma sorveteria, pizzaria, enfim, nem que fosse para se cobrar um valor simbólico pra poder proporcionar um momento diferente para eles”, comenta Suellen.

Aidan

A Aidan possui hoje 30 idosos internos, que são atendidos por 29 funcionários de diversos setores, desde enfermaria e assistência social até cozinha e limpeza. O custo para manter a entidade operando é alto – muito mais alto que os 33 salários mínimos recebidos de subvenção da Prefeitura de Artur Nogueira.

Segundo Clovis Sievert, presidente da Aidan, todos os servidores da instituição são pagos, mas as despesas vão muito além dos salários deles. Cada interno tem um custo mensal de aproximadamente R$ 3.200, conta o presidente da entidade. Esse custo, de acordo com ele, é gerado principalmente pelos muitos medicamentos que precisam ser adquiridos e ministrados aos idosos, mas inclui ainda alimentação e gastos com roupas, materiais de higiene, água, energia, entre outros.

“São quase 100 salários mensais que precisamos para manter a entidade”, revela Sievert. As entradas mensais da Aidan, contudo, ficam muito aquém do necessário. Além dos 33 salários fornecidos pela prefeitura, as famílias doam as aposentadorias dos idosos para a manutenção da instituição, fechando 63 salários por mês. Faltam 37 para fechar a conta.

Para isso, a entidade promove uma série de eventos ao longo do ano com o objetivo de angariar fundos. Os responsáveis por promover esses programas são os voluntários da Aidan, entre os quais estão os membros da diretoria, que não recebem nada para exercer suas funções. No entanto, organizar os shows de prêmios, almoços beneficentes, leilões e desfiles está cada vez mais difícil.

Confira abaixo as fotos do dia especial.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.