11/09/2014

Ideb de Artur Nogueira sobe e ultrapassa média nacional

Com mais 0.1 ponto escolas estaduais atingem índice 5 e escolas municipais 5.8

Por Isadora Stentzler

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Artur Nogueira cresceu 0,1 ponto em 2013 em relação a 2011. Os dados são do Ministério da Educação e foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 5 de setembro. Com o resultado, Artur Nogueira ultrapassa a média nacional e se aproxima da meta prevista para 2022 que é a de 6 pontos – média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

O Ideb de 2013 mostrou que o país ultrapassou as metas previstas para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do ensino fundamental alcançando 5,2 pontos, enquanto que em 2011 apresentava 5,0.

As metas são diferentes de acordo com cada rede de ensino. Para 2013, por exemplo, esperava-se atingir em Artur Nogueira uma média de Ideb de 5 pontos nas escolas estaduais nas séries que correspondessem ao final do ensino fundamental (9ºano). Em 2011 esse índice estava em 4.9 no município e subiu para 5, em 2013, alcançando a meta estabelecida pelo Ministério da Educação. Com isso o município fica entre as 128 cidades do estado de São Paulo que atingiram a meta para esta categoria.

Em âmbito nacional, o Ideb para os anos finais do ensino fundamental cresceu de 4,1 em 2011, para 4,2 em 2013.

Já nas escolas municipais, para os anos que correspondem ao início do ensino fundamental, a meta para 2013 era de 6.1. Artur Nogueira alcançou 5.8. Mesmo assim subiu em relação à 2011, quando o Idep da rede municipal estava em 5.7.

Para a secretária da Educação, Marilda Pulz, o saldo é positivo. “O resultado do Ideb reflete a seriedade do nosso trabalho e, principalmente, que estamos no caminho certo”, pontua Marilda. “Tenho certeza que muitas outras boas notícias virão, pois nosso trabalho é permanente.” Segundo ela, a secretaria tem investido na evolução pedagógica da rede municipal, capacitado e atualizado os professores e usado em aula um sistema de apostilado moderno.

Hoje Artur Nogueira possui seis escolas estaduais, que atendem da 5ª série/6º ano ao ensino médio (com exceção da Severino Tagliari), e oito municipais, da primeira a 4ª série/5º ano.

Cada escola também recebeu uma meta. Embora nem todas as instituições tenham alcançado (como mostra o gráfico abaixo), o resultado foi satisfatório uma vez que a maioria manteve ou subiu o índice em relação aos outros anos.

A escola com maior Ideb do município no quesito Escola estadual para os anos finais foi a Professor José Apparecido Munhoz que apesar de não alcançar a meta da instituição de 5.5, ainda é a maior no município com Ideb de 5.4.

Já a escola municipal com melhor resultado é a EMEF Professor Amaro Rodrigues com Ideb de 6.3. A meta da instituição era de 6,5, mas com este índice a escola já ultrapassa a meta nacional estabelecida para 2022, que é a de 6 pontos.

1

Ideb

O Ideb é obtido pelas notas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e pela taxa média de aprovação percentual.

Segundo o site do Ministério da Educação, as metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.