26/03/2015

Homofobia para os mal informados

OPINIÃO: Ser gay não é uma escolha e nem um crime, é uma forma de viver com amor

Por Raoni Zopolato

O que é Homofobia? Toda palavra terminada com fobia refere-se à fobia de algo. Por exemplo aracnofobia, fobia de aranhas.

E Homofobia nada mais é do que fobia a homossexuais, geralmente pessoas com aversão a gays. O que é algo extremamente grave, pois esta fobia causa agressões, intolerância, entre tantas outras coisas.

Quem tem homofobia? Geralmente pessoas mal informadas, com visão deturpada do que é ser gay.

Por que lutamos pela criminalização da homofobia e de punições mais rígidas quando acontecem atos homofóbicos? É uma matemática simples, não se escolhe ser gay, se nasce. Gays sofrem preconceito desde pequenos, haja vista na semana passada o caso de um garoto que foi espancado até a morte em São Paulo por ser filho de pais gays. Um membro da comunidade LGBT no Brasil é morto a cada vinte e oito horas, sendo raros os casos em que a morte não é de forma brutal. Nós perdemos oportunidade de emprego simplesmente por sermos gay, eu já passei por isso. Existe o mito de que devemos ser cabeleireiros, maquiadores, arquitetos, estilistas e por aí vai. As pessoas se acham no direito de nos agredir verbalmente ou nos diminuir em qualquer situação ou local. Acham que não somos homens por nos relacionarmos com homens, vida sexual não cria caráter, e não diminui nossa força física. Ainda há aqueles que acham que somos doentes, que não aproximam-se, que querem nos curar, entre tantas outras coisas absurdas.

Nós vivemos hoje o que os negros viveram tempos atrás quando eram excluídos totalmente da sociedade – e que na realidade ainda não são totalmente inclusos. Uma luta que também é semelhante a das mulheres, que nada podiam.

Criminalizar a homofobia não é um capricho, é garantir o meu direito de ir e vir com tranquilidade, sem medo de ser morto ou agredido por eu ser quem sou, é garantir que quem me agredir será punido. Existe uma constituição que diz que todos somos iguais e que todos devemos receber o devido respaldo, mas na prática isso não acontece, por isso há a necessidade de que se criem leis específicas.

Certo tempo atrás conversei com um padre e quando questionei-o sobre sua posição em relação aos gays, ele me disse o seguinte: “Na Bíblia não há indício que diga que vocês são pecadores e que devemos rejeitá-los. O que vocês passam hoje é o que as mulheres, prostitutas, os excluídos passavam na época em que Jesus esteve na terra. E o que Jesus fez? Os acolheu”. Na mesma época conversei com um pastor, que disse: “Jesus disse: amai-vos uns aos outros. E este é o principal mandamento, o AMOR, então eu não posso repreender, julgar, dizer que é errado… eu tenho que amar estes filhos, mesmo porque a bíblia é interpretada de diversas maneiras, e não se constata que seja algo errado”. E hoje temos o Papa Francisco com suas declarações, que inclusive recebeu uma transexual, e se mantém firme pregando o amor. Pois o que na verdade importa é ser uma pessoa boa, ser uma pessoa que acrescenta e luta pelo bem comum.

Não tem homofobia em Artur Nogueira? Tem! E quem sofre o preconceito sabe de onde e como está vindo. Existem relatos de morte e agressões na região contra gays.

Nos grandes centros a comunidade está tomando consciência de como agir. Chamar de ‘baitola’, ‘morde fronha’… dizem não ser ofensa. É sim! E como ficam os heteros? Com os direitos que sempre tiveram, apenas tendo que, na marra, respeitar a diversidade. Em mais de 1,5 mil espécies de animais foram encontrados comportamento homossexuais, e somente em uma espécie existe homofobia, na Humana.

Resumindo e fechando o assunto o que queremos é respeito. Ter os mesmos direitos que qualquer outro cidadão, ter o direito de ser o que quisermos ser, seja profissionalmente ou como pessoas, poder constituir família, andar em público com segurança… ninguém se torna gay por ver um gay.

E vale lembrar que o Brasil é um estado Laico, sendo assim, religião não deve interferir na lei, e religião cada um tem a sua, inclusive nós gays. Outro mito que existe é do que gay é ateu. Não, nós temos religião e consciência de que o mundo evoluiu, e o que foi a dois mil anos atrás não cabe mais na sociedade atual.

……………………………….

raoni
Raoni Zopolato é professor de inglês e organizador do Encontro LGBT de Artur Nogueira.

Quer escrever sua opinião aqui no Portal Nogueirense? Envie seu texto para jornal@nogueirense.com.br


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.