11/08/2021

Homens podem fazer diversos exames de saúde até às 20h em Artur Nogueira

Ação acontece em 12 UBS’s da cidade e visa alertar sobre os cuidados com a saúde masculina

Da redação

A Secretaria de Saúde de Artur Nogueira promove nesta quarta-feira (11), uma programação em homenagem ao Dia do Homem, onde todas as 12 Unidades de Saúde Familiar (USF’s) do município estarão abertas para atendimento do público masculino em sistema de plantão, das 17h às 20h.

As unidades oferecerão checagem de teste rápido de HIV, hepatite B e C, farão a verificação de pressão, aferição da circunferência do abdômen, além do cadastramento de pacientes e atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

UBS Blumenau está aberta às 20h

Em entrevista ao Programa Giro ON, a coordenadora da Atenção Básica de Artur Nogueira falou sobre a ação. “Essa programação é voltada para o homem trabalhador que muitas vezes não tem tempo de ir até o posto fazer exames ou consultas. O médico também faz avaliação e se necessário, solicita outros exames”, disse ela.

Ela acrescenta que a ideia é que, a partir dos testes rápidos, o paciente seja encaminhado para um médico especializado e dê início a exames específicos para a saúde do homem como o da próstata. “Todos os profissionais das UBS’s terão suas respectivas funções para melhor atender os que desejarem ir até o local”.

A vereadora Zezé da Saúde (PTB) esteve na Unidade de Saúde do bairro Blumenau e também conversou com a nossa equipe. Ela disse que estava muito feliz, já que a lei começou a ser aplicada, depois de ter sido aprovada há 11 anos. “Naquele tempo estava tendo batente mortes prematuras de homens e muitos homens ficando doente, aí resolvi fazer essa lei para ajudar esses homens e ela ficou lá esquecida e agora o prefeito Lucas Sia, a quem eu agradeço, tirou do papel e está fazendo essa ação tão importante”, comemorou Zezé.

A ação segue até às 20h desta quarta-feira (11), em 12 UBSs da cidade.

.………….…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.