14/10/2011

Homem morre depois de cair de pirâmide da Expo Artur

Vítima cai de estrutura de oito metros; Expo Artur se manifesta em nota

Alex Bússulo

O acidente aconteceu na última quinta-feira, 13, por volta das 19 horas, no recinto da Expo Artur. Deuzan Ferreira Santiago, de 33 anos, caiu de uma das pirâmides que cobre a arquibancada do evento.

Segundo nota da assessoria de imprensa da festa, a vítima sofreu a queda enquanto acontecia a manutenção da cobertura do local.

Santiago bateu a cabeça no chão e foi prontamente socorrido e encaminhado ao Pronto-Socorro Municipal de Artur Nogueira, onde deu entrada às 19h10.

O homem recebeu os procedimentos protocolares, mas faleceu devido um traumatismo craniano.

Por determinação da autoridade policial, o recinto foi evacuado e a área do acidente foi isolada para realização da perícia técnica.

Após a vistoria do local, o delegado titular Dr. José Donizeti de Melo, acompanhado do Tenente da Polícia Militar Funk, liberaram o acesso mantendo a área do acidente isolada, vigiada por Policiais Militares com o auxílio de vigilantes contratados pela Expo Artur.

A realização do rodeio, shows e demais atividades noturnas foi e continua mantida.

Filho de Joedirson Ferreira Santiago e Juraci Vieira de Melo, Santiago nasceu em São Domingos-GO e era solteiro.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Limeira e voltou para Artur Nogueira, onde aguarda pelo aparecimento da família.

______________________________

POSICIONAMENTO DA EXPO ARTUR

Diretoria esclarece acidente

A “Associação Para o Desenvolvimento Econômico de Artur Nogueira”, organizadora do evento denominado “Expo Artur – Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Artur Nogueira”, através da Diretoria esclarece que a 6ª edição da festa está sendo realizada nas dependências do Balneário Municipal Guilherme Carlini e do Estádio Municipal Fábio Ferrari.

Em seis anos de trabalhos e realizações, a organização do evento enfrentou os mais diversos tipos de problemas como; falsificações de ingressos e credenciais, pequenos roubos e furtos, agressões físicas, queda parcial de estruturas, cancelamento de shows e alteração de artistas. Porém, nenhum destes foi tão grave e triste como o falecimento ocorrido na noite de quinta-feira, dia 13, um problema para o qual não será possível dar solução: a morte de uma pessoa.

Na madrugada de quarta para quinta-feira, após a realização do show de abertura, uma grande quantidade de chuva atingiu o recinto da festa, o que ocasionou o ‘embolsamento’ de água em algumas lonas das coberturas instaladas sobre as arquibancadas.

Todo evento é realizado em parceria com a empresa “Eventos e Promoções Country Torrinha S/C Ltda”, que é responsável pela contratação dos serviços. São várias outras empresas envolvidas. Apenas para exemplificar: a montadora das arquibancadas pode não ser a mesma dos camarotes, do palco, das coberturas, da arena, dos bretes ou da decoração. A empresa contratada para realizar a cobertura das arquibancadas foi a “Cia. R. S. de Eventos Ltda”, que foi acionada pela organização para providenciar a manutenção das coberturas, serviço que iniciou por volta das 15h de quinta-feira.

A vítima Deuzan Ferreira Santiago não era funcionário da Associação Expo Artur, da Eventos e Promoções Country Torrinha S/C Ltda, e tampouco da Cia. R. S. de Eventos Ltda.

Segundo informações que ainda estão sendo apuradas, ao tomar conhecimento da realização da festa em Artur Nogueira veio para a cidade à procura de serviço, mas não chegou a ser contratado.

Todas as pessoas que trabalham no recinto utilizam pulseiras de identificação e credenciamento, que garantem o livre acesso, e na hora dos fatos, a vítima não estava usando nenhuma pulseira de identificação, pois não tinha sido contratada pelos dirigentes das empresas mencionadas e, exatamente por isso, seus dados não foram informados à organização do evento e seus responsáveis.

Somente por volta das 19h que a diretoria tomou conhecimento de que, enquanto a equipe contratada realizava a manutenção das coberturas, a vítima caiu do alto das pirâmides, batendo fortemente a cabeça no chão, em parte da estrutura metálica.

Foi imediatamente socorrido ao Pronto Socorro local, que fica próximo ao recinto do evento, onde foi atendido, tendo chegado com traumatismo craniano, sangramento nasal e oral, segundo informações que foram posteriormente relatadas pelo Secretário de Saúde do Município, Flávio de Almeida.

Após os procedimentos protocolares de reanimação, não houve resposta e o quadro evoluiu para óbito. Por determinação das autoridades policiais, o recinto foi esvaziado e a brigada de incêndio isolou o local para que a perícia técnica pudesse realizar os trabalhos. A Polícia Militar de Americana enviou reforço e três viaturas da força tática para garantir a segurança do público que já começava a chegar para a festa.

Por volta de 21h30, o Delegado de Polícia Titular, José Donizetti de Melo e o Tenente Funk da PM terminaram de passar as instruções e acompanharam o isolamento da área, permitindo em seguida a abertura dos portões e a liberação das catracas para o acesso do público ao recinto da festa.

A Polícia Científica chegou ao local por volta de 22h40 e realizou medições, efetuando o registro fotográfico. Devido às condições não foi possível medir a altura exata da queda, motivo pelo qual os técnicos retornaram ao local na manhã desta sexta-feira e coletaram mais dados.

Após a realização da perícia, a área foi liberada e as demais atividades prosseguiram sem o registro de outras ocorrências.

Vale ressaltar que a documentação do evento encontra-se regularmente em ordem. Todas as estruturas foram contratadas com as devidas anotações das ART’s e todo o recinto foi inspecionado pelo Corpo de Bombeiros, que emitiu o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.

Além do AVCB, foram expedidos os Alvarás Para Realização de Espetáculo Público da Prefeitura de Artur Nogueira, a Licença da Delegacia de Polícia Local para realização de Show Pirotécnico e ainda o Alvará Judicial do Foro Distrital Digital de Artur Nogueira – Comarca de Mogi Mirim.

Toda a programação da festa está mantida. A diretoria da Expo Artur se manifesta enlutada e está à disposição da família para prestar o auxílio necessário e à disposição da imprensa e das autoridades policiais para prestar todos os demais esclarecimentos que se fizerem necessários, colaborando com a investigação.

 

A Diretoria da Expo Artur

 



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.