31/08/2020

Higienização de ambulâncias gera denúncia em Artur Nogueira

Resíduos supostamente de sangue foram jogados no solo do pátio das ambulâncias e outra parte escorreu para galerias pluviais

Da redação

A limpeza de uma maca com sangue e uma ambulância, no pátio do antigo Pronto Socorro Municipal de Artur Nogueira, foram alvos de denúncia do vereador Davi da Rádio (PSDB) em suas redes sociais neste domingo (30), através de um vídeo de pouco mais de 8 minutos. Ele questionou procedimentos e o descarte dos resíduos da limpeza no solo e na galeria pluvial.

VEJA O VÍDEO (ele não possui áudio)

O pátio de estacionamento das ambulâncias do sistema 192 funciona no prédio do antigo Pronto Socorro de Artur Nogueira. No vídeo é possível visualizar o procedimento de limpeza em uma maca e do piso da ambulância, ambos com supostamente sangue do paciente atendido. Um funcionário usava uma escova e sabão para remover a sujeira, enquanto outro jogava água com uma mangueira.

O resíduo da limpeza foi jogado no solo do pátio das ambulâncias e outra parte escorreu para as galerias pluviais. As imagens não mostram nenhum outro procedimento de desinfecção ou esterilização dos utensílios e ambiente.

No mesmo vídeo, o vereador questionou alterações no sistema de saúde de Artur Nogueira, a quantidade de servidores em serviço, além da qualidade de higienização dos ambientes do antigo Pronto Socorro.

Regras

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) preconiza limpeza a cada troca de paciente nos serviços de atendimento móvel. “Dessa forma, a cada troca de pacientes, deve-se realizar a limpeza das áreas próximas ao paciente, inclusive a superfície. Após a limpeza, deve-se realizar também a desinfecção de áreas com presença de matéria orgânica”, destaca a Anvisa em sua página oficial na internet.

Esses serviços são classificados em quatro áreas. São elas, limpeza concorrente, limpeza terminal, área do motorista e área do paciente.

Limpeza concorrente: deve ser realizada após cada atendimento ou uma vez por dia, caso a ambulância não seja utilizada. Deve ser realizada na área do motorista e do paciente.

Limpeza terminal: deve ser realizada uma vez por semana e em situações especiais, tais como: após o atendimento de pacientes em precauções específicas (contato, gotículas ou via aérea) e no retorno do veículo após qualquer revisão ou manutenção.

Área do motorista: volante, rádio comunicador, assentos e demais áreas frequentemente tocadas pelos profissionais de saúde.

Área do paciente: macas, assentos, superfícies, equipamentos, pranchas e piso. Atentar principalmente para as áreas próximas ao paciente, locais mais tocados pelos profissionais de saúde.

A Anvisa é clara sobre limpeza sem matéria orgânica. “Na ausência de matéria orgânica, deve-se proceder à desinfecção da área do motorista e do paciente com álcool a 70% de forma unidirecional, por três vezes consecutivas, ou outro desinfetante saneante, padronizado pelo serviço, seguindo-se as orientações do fabricante”, afirma.

No entanto, quando existe a presença de matéria orgânica, como no caso denunciado em Artur Nogueira, a recomendação é outra. “Para superfícies, pisos e paredes com presença de matéria orgânica, é necessário, inicialmente, realizar a limpeza com água e detergente, enxaguar e secar a superfície; e, posteriormente, realizar a desinfecção. No caso da superfície apresentar muita matéria orgânica, deve-se, inicialmente, proceder à retirada do excesso com papel/tecido absorvente; e, posteriormente, realizar a limpeza”, orienta.

O outro lado

O Portal Nogueirense entrou em contato com a Prefeitura de Artur Nogueira a respeito da denúncia. Assim que for obtido um posicionamento do setor, a resposta deverá ser publicada.

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