03/08/2021

Hemocentro realiza coleta de sangue nesta quinta (05) em Artur Nogueira

Coleta acontece na comunidade São Benedito das 9h às 12h

Da redação

A Prefeitura de Artur Nogueira por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Hemocentro da Unicamp realiza nesta quinta-feira (05), mais uma campanha de doação de sangue na comunidade São Benedito. A coleta acontece das 9h às 12h.

A coleta de sangue ocorrerá sob a orientação de profissionais de saúde, que irão tirar dúvidas e prestar apoio de informação aos doadores no local da campanha. A comunidade São Benedito fica na Rua Emílio Dias Prado, S/N, no bairro Nosso Chão.

A Campanha de doação de sangue realizada no último dia 10 de junho, arrecadou 68 bolsas de sangue. As informações foram passadas pela equipe de trabalhou na ação. Ao todo, 96 candidatos compareceram na coleta, que foi realizada na Comunidade São Benedito, no bairro Nosso Chão. Do total, 28 estavam inaptos para a doação e 68 doaram. Dos que doaram, 21 fez a doação pela primeira vez.

Critérios para doação

Para ser um doador de sangue é preciso ser saudável, ter entre 16 e 69 anos (serão aceitos candidatos à doação de sangue com idade de 16 e 17 anos, com o consentimento formal e presencial do responsável legal) e pesar mais de 50 quilos, não ter comportamento de risco para doenças sexualmente transmissíveis ou transmitidas pelo sangue, não fumar duas horas antes ou após a doação e não estar em jejum, além de evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação.

Não podem doar pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como AIDS, hepatite, sífilis e doença de chagas, pessoas que tenham feito endoscopia há menos de seis meses, tatuagem ou piercing há menos de 12 meses e pessoas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual sem uso de preservativos. Também não devem doar quem teve febre, sintomas gripais, ou foi infectado pela covid-19 nos últimos 15 dias.

No momento da doação, é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto, emitido por órgão oficial, preferencialmente RG ou CNH, além de informação do endereço completo, inclusive o CEP.

Vacina e doação

A vacina traz segurança a todos e tem impacto na doação de sangue. Dependendo da vacina que o indivíduo recebe, há necessidade de ficar sem doar sangue por períodos distintos – a CoronaVac (vírus inativado) impede a doação por 48h (após cada dose) e a da Astra-Zêneca (vírus vivo atenuado) impede a doação por 7 dias (após cada dose).

Dessa forma, o Hemocentro da Unicamp solicita, no momento da doação, a apresentação do comprovante para os candidatos que forem vacinados a fim de garantir segurança aos pacientes que recebem o sangue. Uma maneira simples de contornar essa situação é realizar a doação de sangue antes de se vacinar.

.………….…………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.