Há 100 anos, governo instituía o Distrito de Paz de Artur Nogueira
Casa da Memória organiza evento para celebrar a data e explicar importância do evento para os moradores da cidade
Da redação
Há 100 anos, Artur Nogueira tornava-se Distrito de Paz da comarca de Mogi Mirim. Até a data, 30 de dezembro de 1916, o povoado que viria a se tornar o município ‘Berço da Amizade’ era conhecido como Lagoa Seca. Com o título, os moradores do ‘Districto de Paz de Arthur Nogueira’ assumiram maiores responsabilidades sobre o desenvolvimento da comunidade, que foi emancipada em 1948.
Para celebrar a data, o grupo Casa da Memória realiza na noite desta sexta-feira (30) um programa comemorativo. O evento contará com uma palestra que apresentará fotos e documentos históricos do município. A apresentação terá início às 19h45, no Teatro Centro Pastoral, localizado ao lado da Igreja Matriz. Além disso, uma placa comemorativa será instalada no obelisco da cidade na manhã desta sexta-feira.
Um dos organizadores da comemoração, Geso Franco, afirma que a data não pode passar em branco. “Fizemos uma pesquisa de cinco anos para apresentar essa palestra. É um momento marcante para nossa cidade”, ressalta.
História
O povoamento da região em que hoje está Artur Nogueira se deu após a chegada da Estrada de Ferro Funilense. Famílias chegaram à Estação Arthur Nogueira por volta de 1906 e se instalaram em terras próximas. O povoado de Lagoa Seca, como ficou conhecido em seus primeiros anos, foi declarado Distrito de Paz da comarca de Mogi Mirim em 30 de dezembro de 1916, mediante Lei assinada pelo então governador, doutor Altino Arantes.
A declaração, por sua vez, foi obtida graças aos esforços de Fernando Arens Júnior, João de Souza Leite, Horácio Ramos, Francisco Cabrino e outros pioneiros. O município ‘Berço da Amizade’ tinha então seu primeiro documento de existência. Após 32 anos, a cidade passou a caminhar com as próprias pernas e foi emancipada, em 1948.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.