29/03/2016

Guarda salva bebê engasgada em Artur Nogueira

Pequena Isadora engasgou enquanto tomava mamadeira.

O guarda municipal Roberto Nunes de Azevedo, de 49 anos, salvou uma bebê durante o horário de trabalho, no último dia 24, e conseguiu evitar o pior. A menina, de apenas cinco meses, havia engasgado com leite enquanto era amamentada. Os pais da criança, desesperados, procuraram por ajuda na delegacia do município. O funcionário da unidade policial efetuou uma massagem na menina, o que trouxe a criança novamente à consciência.

Em depoimento ao Portal Nogueirense, a auxiliar de escritório Letícia Moreira, de 20 anos, relatou que estava com a filha em casa, por volta das 19 horas. Antônio de Jesus Silva, de 24 anos, esposo de Letícia, dava de mamar para a criança em uma mamadeira, quando a bebê engasgou e parecia ter parado de respirar.

A princípio os pais fizeram uma massagem cardíaca na bebê, mas ela não respondia aos procedimentos. Aflito, o casal que reside no Jardim Jatobá, decidiu pedir ajuda em alguma unidade de segurança, pois a distância até o hospital tornaria o atendimento mais demorado. “Eu lembrei de ter visto uma reportagem no Portal Nogueirense de uma mulher que tinha levado uma criança engasgada até a base da Polícia Militar. Então eu tive a mesma ideia”, relata a mãe.

Ao passarem de carro em frente à Delegacia de Polícia Civil do município, decidiram pedir auxílio ali mesmo. Os pais de Isadora de Jesus Moreira, de apenas cinco meses, desceram do carro com a menina engasgada no colo e solicitaram ajuda. Foi então que Azevedo se ofereceu para efetuar um procedimento de primeiros socorros na bebê. “Fazia pouco tempo que eu tinha entrado em serviço, quando eles chegaram desesperados com a menina no colo, procurando por ajuda”, afirma o guarda.

Na primeira sessão de massagem, feita nas costas de Isadora, que foi colocada de bruços em um dos braços de Azevedo, a menina não respondeu ao procedimento. Com muita calma, o escrivão continuou o procedimento. Na segunda tentativa, Isadora vomitou o líquido com o qual havia engasgado, e começou a chorar.

IMG_7685a

Os pais da menina ficaram emocionados e aliviados ao verem a bebê retomando a consciência. “Primeiramente agradecemos a Deus, mas se não fosse a ajuda do Azevedo naquele momento, poderia ter acontecido algo pior com a minha filha”, desabafa Letícia. Após agradecerem o que Azevedo fez por eles, os pais de Isadora deixaram o local ainda um pouco abalados com o fato. “Só de lembrar vem um filme na minha cabeça”, reflete a mãe de Isadora.

Azevedo, que atua há aproximadamente um ano como escrivão na delegacia de Artur Nogueira, relata que anteriormente trabalhou por oito anos na corporação da Guarda Civil Municipal (GCM). Junto à unidade de segurança, ele recebeu treinamentos de primeiros-socorros para estar apto a prestar auxílio em momentos como esse, que ocorreu com a menina Isadora. “Nunca tinha passado por isso, mas esse treinamento foi fundamental. Com um pequeno gesto é possível salvar uma vida”, declara Azevedo.

O delegado Marco Antônio Pozeti, da Delegacia de Polícia de Artur Nogueira, acredita que as autoridades de segurança devem estar disponíveis a auxiliar a população, seja qual for a ocasião. “É tão difícil nossa profissão ser reconhecida. Não estamos aqui apenas para registrar Boletins de Ocorrência. A Polícia, de um modo geral, é organizada para servir a população, seja combatendo o crime, seja auxiliando nas mais diversas situações”, apontou Pozeti.

IMG_7690


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.