10/01/2014

Guarda Rural encontra ave rara em Artur Nogueira

Urutau foi visto na tarde de quinta-feira em cima de um cercado

Rafaela Martins

A Guarda Rural e Ambiental de Artur Nogueira encontrou uma ave rara na região rural do município. O pássaro de aproximadamente 30 centímetros, pouco comum nessa região, é conhecido pela habilidade de camuflagem. A ave foi encontrada durante o patrulhamento da guarda durante a tarde da última quinta-feira (9).

O Urutau, conhecido como Mãe-da-Lua ou Emenda-Toco, foi encontrado no bairro Muniz. O guarda Wilson Cordeiro da Silva foi o responsável por avistar e reconhecer a ave.

Os Urutaus são aves noturnas restritas às regiões mais quentes do continente americano. Sua alimentação é constituída basicamente de insetos que apanha em pleno voo, porém pode comer outros animais de pequeno porte, como morcegos, lagartos e pequenos pássaros.

Segundo pesquisadores, essa ave utiliza sua plumagem para se camuflar. Esse foi o caso do Urutau, encontrado em Artur Nogueira. Ao passar pelo local, a ave se camuflou.

UrutauUrutau

Para o morador Rui Silvestre, que na hora estava passando pelo caminho, a ave não foi notada. “Estava passeando pela estrada e não notei a presença desse Urutau. Agora olhando de perto, percebo que é uma ave diferente. Nunca tinha visto algo parecido. É muito interessante, muito bonito”, comenta o morador.

Na ocasião, a ave protegia um filhote. “Em uma passagem estreita, o Urutau estava em cima da madeira, que se camuflou tornando-se, aparentemente, parte do cercado de uma das chácaras. Quando vi tive certeza que se tratava de uma ave rara na região e logo parei para poder registrar esse momento”, explica o GCM Wilson.

Urutau Urutau

Fotos: Gregory Pereira

Logo em seguida, os guardas deixaram o local e a ave permaneceu em cima do cercado.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.