Guarda Municipal reforça apreensão de linhas de pipa com cerol em Artur Nogueira
Rafaela Martins A Guarda Municipal de Artur Nogueira tem apreendido grande quantidade de linhas com cerol no município. O patrulhamento e apreensão foram redobrados, principalmente, neste período de férias. O uso do produto pode colocar em risco a vida dos nogueirenses. O uso do cerol é proibido por lei e se desacatado poderá acarretar multa […]
Rafaela Martins
A Guarda Municipal de Artur Nogueira tem apreendido grande quantidade de linhas com cerol no município. O patrulhamento e apreensão foram redobrados, principalmente, neste período de férias. O uso do produto pode colocar em risco a vida dos nogueirenses. O uso do cerol é proibido por lei e se desacatado poderá acarretar multa e apreensão do produto.
Não são raras as notícias de que o uso de “cerol” ligado a “pipas” causa danos materiais, lesões corporais, ou até mesmo a morte. As vítimas de acidentes envolvendo linhas com o cerol é normalmente motociclistas, ciclistas e até mesmo pedestres.
A substância conhecida como “cerol”, é uma cola normalmente utilizada para madeira misturada com vidro moído. A linha da “pipa” é colocada nessa mistura que, após secar, fica cortante.
Em 2006 foi sanciona a lei de número 12192/06, pelo governador Geraldo Alckmin, proibindo o uso de cerol em linhas de pipas. Quem não cumprir a lei pagará uma multa de aproximadamente R$ 70. Sendo o infrator menor, os pais serão os responsáveis.
Por esse motivo, a Guarda Municipal tem se empenhado em contribuir tanto na conscientização, quanto na erradicação do problema. Segundo o comandante da GM de Artur Nogueira, Hélio José dos Santos, o cerol traz grandes riscos para os nogueirenses. “Esse material é muito perigoso. Pode colocar os nossos pedestres, motociclistas e ciclistas em risco. A linha fica dura e muito cortante”, explica o comandante.
O comandante Hélio entende que o segredo para diminuir esta prática está na educação e orientação, tanto dos pais como dos filhos. “A intenção é prevenir os problemas que advêm do uso do cerol, já que, infelizmente, muita gente ainda faz uso da mistura. Os pais devem mostrar às crianças as consequências e que elas próprias podem se machucar. Isso é um fator de reforço na luta conta o uso”, completa o comandante.
Além de conscientização, a Guarda Municipal de Artur Nogueira aconselha a denunciar tanto o uso do cerol como a venda do produto. As denúncias podem ser feitas através do telefone 3877-1823 ou 3877-2353.
Comentários
Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.