18/05/2010

Grupo Bom Retiro faz mega investimento em maquinários

Alta tecnologia em tratores e colhedeiras possibilitará que empresa seja autossuficiente

Informe publicitário

Inovar para crescer sempre. Esse é um dos segredos que faz do Grupo Bom Retiro uma das empresas mais conceituadas da região, no setor sucroalcooleiro. Neste mês de maio, a empresa fez um mega investimento em maquinários, o que possibilita que, pela primeira vez, o grupo seja autossuficiente na produção e colheita de cana-de-açúcar.

Dentre os produtos em que o  Grupo Bom Retiro investiu estão duas colhedoras de Case AA810 modelo 2018. São as duas primeiras colhedoras do país com tecnologia de autonivelamento de corte de base, que diminui a perda na colheita. Também foram adquiridos 5 tratores modelo 230 para transporte de transbordo e plantadeira, além de 6 tratores de cultivo modelo 155. Esses maquinários representam grandes avanços nos processos de plantio e colheita.

“Todas as máquinas vêm com alta tecnologia para agricultura de precisão”, explica Elisângela Sarpa, proprietária do  Grupo Bom Retiro. A agricultura de precisão é um método que utiliza alta tecnologia de receptores GPS e geração de mapas para mostrar, em tempo real, a situação da cana no campo. Essa tecnologia ajuda a criar medidas de gestão adaptadas à realidade de cada produtor, otimiza insumos e tempo no campo.

Essa inovação permitirá que o  Grupo Bom Retiro seja independente em todos os processos, desde o cultivo até a colheita da cana. “Agora poderemos colher no nosso tempo, respeitando as condições de crescimento de cada terreno plantado, esperando que as chuvas passem e escolhendo o melhor tempo para tudo”, relata Elisângela. Isso significa que a empresa terá menos desperdícios e a qualidade da cana, do solo e do meio ambiente plantado irão aumentar significativamente.

Qualificação dos funcionários

“O Brasil é um dos países que mais produz e exporta cana. Apesar disso, não somos os maiores ainda em tecnologia agrícola no setor sucroalcooleiro”, afirma Elisângela. A proprietária quer seguir o exemplo da Austrália, que possui alta tecnologia e produz e colhe cana com perdas mínimas, maior aproveitamento e preservação do solo. É por essa razão que, além de investir em maquinário, o Grupo Bom Retiro aposta na qualificação dos funcionários.

Na quarta-feira (16), por exemplo, 15 funcionários passaram por treinamento para entender como funcionam as novas máquinas. Na data, um técnico em máquinas explicava cada aspecto mecânico da colhedora, além de ensinar técnicas de reparo e dicas para otimizar o trabalho. “Ao todo serão cinco cursos que os funcionários deverão fazer, ao longo destes meses”, comenta Elisângela. Todos os treinamentos são feitos na sede do  Grupo Bom Retiro, e contam com atividades práticas para todos. “O próximo treinamento ser com um especialista em agricultura de precisão”, ressalta Elisângela. Os funcionários ouvem atentos as explicações do professor.

Grupo Bom Retiro possui uma área aproximada de cultivo de quatro mil hectares entre terras próprias e arrendamentos. A empresa atua como produtora de cana-de-açúcar e prestadora de serviços agrícolas para as cidades de Artur Nogueira, Cosmópolis (SP), Limeira (SP), Conchal (SP), Mogi-Mirim (SP), Engenheiro Coelho (SP) Martinho Prado (SP) e Mogi Guaçu (SP). O Grupo conta com 50 contratados efetivos, além de centenas de envolvidos, que trabalham para inovar com tecnologia em todos os setores do processo, buscando patamares de produtividade que geram competitividade. A empresa, que em 2018 completa 60 anos, acredita que a sua história, valores e inovações continuarão fazendo Artur Nogueira crescer e se desenvolver. Acesse o site www.grupobomretiro.agr.br e conheças as novidades no setor sucroalcooleiro.

Leia mais:

Grupo Bom Retiro leva funcionários para maior feira agrícola da América Latina

Empresa gera emprego e renda através da cana em Artur Nogueira


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.