25/06/2020

Governo de SP prevê reabertura gradual de escolas de Artur Nogueira em setembro

Para medida ocorrer, cidade deverá compor a fase amarela do Plano São Paulo de abertura gradual

Henrique Oliveira

O Governo do Estado de São Paulo, através de uma coletiva de imprensa realizada no Palácio dos Bandeirantes (SP), anunciou a previsão de volta das aulas presenciais em todo o Estado, inclusive em Artur Nogueira, no dia 8 de setembro. O anúncio foi feito pelo Secretário Estadual de Educação, Rossieli Soares, no início da tarde desta quarta-feira (24).

De acordo com o Governo, esta volta poderá ser gradual. Ou seja, ela será feita em três etapas e somente em cidades que estiverem na fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse que para o retorno das aulas será necessário a prática de algumas recomendações. Nesta primeira etapa, de acordo com o secretário, será liberada a presença de 35% dos alunos da rede pública.

Para atingir a segunda fase, 60% dos municípios paulistas deverão atingir a fase 4 (verde) que abrirá para 70% dos estudantes. Para que todos os alunos do estado possam voltar às aulas, 80% dos municípios deverão permanecer, por no mínimo, 14 dias na fase verde.

“Construímos um plano com protocolos bem definidos de distanciamento social, monitoramento de saúde dos alunos, higiene pessoal e dos ambientes escolares para garantir a segurança. Repito: nas escolas públicas municipais, estaduais e também a recomendação para as escolas privadas em todo o estado de São Paulo”, diz João Doria alertando que o retorno gradual se dará para todas as escolas desde o ensino infantil até o ensino superior, contando com as escolas e universidades privadas.

Os protocolos citados pelo Governo de São Paulo, serão o de rodízio de estudantes, combinando o ensino presencial com o ensino virtual, assim como já acontece o ensino remoto neste momento de isolamento social. Na coletiva, o plano diz que algumas cidades poderão não ter o retorno das aulas caso não atinja a fase amarela do Plano São Paulo.

Artur Nogueira, e de toda a Região Metropolitana de Campinas (RMC), está na fase laranja. Mas, se os números de infectados, de ocupação de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de óbitos não tiverem queda, as aulas poderão não retornar de forma presencial.

Com a evolução dos casos de coronavírus no Estado de São Paulo, até o momento, nenhum dos 645 municípios do Estado entrou nesta fase. Somente permanecendo nas fases vermelha e laranja.

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.