07/08/2019

Glaucoma ameaça 80 milhões de pessoas até 2020

No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas convivem com a principal causa de cegueira irreversível

Informe publicitário

De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no mundo, acometerá aproximadamente 80 milhões de pessoas até 2020 e 111,5 milhões em 2040. No Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas sofrem com a enfermidade, de acordo com o Ministério da Saúde. A doença possui diferentes origens e causas, contudo, sabe-se que filhos de portadores da enfermidade têm de 6 a 10 vezes mais chances de desenvolvê-la.

Resultado de imagem para glaucoma

O glaucoma é uma condição ocular comum em que a visão é perdida devido a danos causados no nervo óptico, estrutura responsável por carregar informações do olho para o cérebro. Na maioria dos casos, o nervo óptico é danificado quando a pressão do fluido dentro da parte frontal do olho aumenta. No entanto, os danos oculares relacionados ao glaucoma podem ocorrer mesmo quando a pressão do fluido é normal.

Na forma mais comum de glaucoma, chamada de glaucoma primário de ângulo aberto, o fluido circula livremente no olho e a pressão tende a aumentar lentamente ao longo do tempo. A perda gradual da visão é geralmente o único sintoma. Por outro lado, uma forma menos comum da doença, chamada de glaucoma agudo ou de ângulo fechado, desenvolve-se repentinamente e geralmente causa dor e vermelhidão nos olhos.

Resultado de imagem para glaucoma

Além do glaucoma de ângulo aberto e fechado, existem formas mais raras da doença que podem estar relacionados a defeitos oculares que se desenvolvem antes do nascimento, lesões, tumores oculares ou outras condições médicas, como a presença de diabetes. O risco de glaucoma também aumenta com a idade em pessoas de todas as origens étnicas. O tratamento da doença geralmente é realizado através de colírios prescritos. Estes medicamentos reduzem a pressão intraocular. Dependendo do caso, também podem ser realizadas cirurgias para tratar a doença.

Se você possui familiares próximos que têm glaucoma, não deixe de consultar um médico oftalmologista de confiança. Este é o profissional que lhe ajudará a diagnosticar e tratar a doença, antes que progrida a um estado irreversível. Em Artur Nogueira você pode contar com o especialista  Matheus Vieira. Formado em medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em 2010 e com residência em oftalmologia pela Universidade de Campinas (Unicamp), hoje o médico leciona na Unicamp. Além de fazer consultas em modalidade particular, o oftalmologista também atende uma ampla gama de convênios, dentre eles Unimed, Santa Casa de Limeira – Frei Galvão Saúde, Beneficência Portuguesa, PlanSaúde e Medical.

Então não perca tempo, agende hoje mesmo sua consulta! O consultório do Dr. Matheus Vieira está sediado na Clínica Cáritas, localizada na Avenida 15 de novembro, 892, em Artur Nogueira. O atendimento ocorre de segunda a sexta, das 8 as 17h. Para mais informações ligue (19) 3877-5313, ou se preferir, clique aqui e agende sua consulta.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS


Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.