24/10/2018

Gestão Ivan promete entregar obra da Praça CEUs em dezembro

Infraestrutura do Centro de Artes e Esportes Unificados foi iniciada em 2012

Da redação

O andamento das obras da Praça CEUs (Centro de Artes e Esportes Unificados) foi apresentado à população na noite desta quarta-feira (24) em Artur Nogueira. Segundo a gestão de Ivan Vicensotti (PSB), representada por seis membros da administração, o término do novo espaço de interesse social será finalizado em dezembro deste ano (2018).

Presentes na reunião estavam os representantes da pasta da Educação (Elaine Vicensotti), Cultura (Edésio Lopes), Assistência e Desenvolvimento Social (Viviane Vicentin), Esporte e Lazer (Alexandre Chichurra), Segurança, Trânsito e Defesa Civil (Luiz Henrique Nunes) e Planejamento (Helton Filippini). Além desses, marcaram presença as entidades Lar Renascer, Adra, Iefan, Apae e Aja, e os moradores nogueirenses.

A assistente social Irene Araujo Cordeiro deu início a reunião apresentando alguns detalhes técnicos do projeto, juntamente com a companheira de profissão Tereza Fernandes. Segundo a explicação, o local consiste em um Centro de Artes e Esportes Unificados. “O CEUs é um equipamento público estruturado para integrar atividades e serviços culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, política de prevenção à violência e inclusão digital”, explicaram.

A infraestrutura conta ainda com cineteatro, auditório (60 lugares), sala multimídia, salas de multiuso, Centro de Referência e Assistência Social (CRAS), pista de skate, quadra poliesportiva coberta, playground, equipamentos de ginástica e pista de caminhada.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Viviane Vicentin, ressaltou que o espaço CEUs é da comunidade nogueirense e deve ser preservado. “Vocês têm o privilégio de estarem próximos a esse local. Para cuidar dele, um deve ajudar o outro, acompanhando e utilizando. Bem-vindos a essa nova fase de conclusão. Em breve tudo será entregue e a população poderá usufruir de todo esse espaço”, resumiu.

De acordo com o chefe da pasta de Esportes e Lazer, Alexandre Chichurra, o projeto enfim sairá do papel. “Há dois mandatos que isso está inacabado e ninguém termina. Mas com garra, amor e carinho, o nosso prefeito vai entregar essa grande obra para o povo”, prometeu. O secretário também relembrou o andamento de outras obras como uma praça próxima ao CEUs, a revitalização do Balneário Municipal, a nova rodoviária e o novo condomínio residencial.

Edésio Lopes, representante da Cultura nogueirense, afirmou que a Praça do CEUs é um sonho para qualquer secretaria de Cultura. “Poder descentralizar nossa cultura e trazer para os bairros é uma conquista muito grande. Aqui teremos aulas de capoeira, dança livre, biblioteca interativa, telecentro comunitário com aulas de informática básica e avançada, enfim, trazer isso e mais um pouco é uma honra muito grande”, vibrou.

Ele também agradeceu aos envolvidos no planejamento e conclusão do complexo, e fez um apelo para que a comunidade cuide do Centro de Artes e Esportes Unificados. “Durante as obras já roubaram desde conduíte até telha. Isso é um absurdo. Era para estar tudo pronto há muito tempo e para isso as pessoas devem cuidar. Não é para roubar, vandalizar e destruir, é para usufruir a favor de vocês”.

O engenheiro gestor da obra em questão, Helton Filippini, também tomou a palavra e explicou ao público a origem do empreendimento na cidade. “Essa obra foi iniciada em 2011 por uma empresa que teve o contrato expirado em 13 de setembro de 2015. E até a data do dia 30 de junho de 2016, ela não demonstrou interesse ou manteve contato com o diretor de obras do município. Não houve interesse de dar continuidade ou terminar a obra”, pontuou. 

Filippini esclareceu que, por esse motivo, foi necessária a abertura de um novo processo licitatório. “Teve que reorçar toda a obra. As planilhas ficaram prontas no final de 2016, época da troca de mandato. Eu assumi a função de engenheiro da obra. Foi feita a licitação no primeiro semestre de 2017 e tudo foi retomado em 21 de junho do mesmo ano”.

O engenheiro não deixou de comentar que a Praça do CEUs ficaria pronta em dezembro do ano passado. “Durante o período de abandono da obra, muitos materiais se perderam em meio aos roubos e depredações, por isso, a obra foi paralisada novamente, um novo orçamento foi feito e um novo prazo de entrega foi estabelecido para dezembro de 2018”, especificou.

Por fim, representando o prefeito Ivan Vicensotti, a secretária de Educação, Elaine Vicensotti, comemorou o andamento da construção da praça. “Hoje é um novo marco dessa obra. Quero deixar aqui meu agradecimento a todos que estão aqui hoje. Temos que fazer daqui um lugar ativo e que traga no futuro campeões em esporte, cultura, enfim, destaques para a nossa cidade. Isso porque sabemos do potencial que Artur Nogueira tem. A gente só precisa dar condições para que esse potencial – que as nossas crianças e jovens têm – se desperte”.

Um grupo gestor será formado por pessoas do Poder Executivo, comunidade e entidades sociais do município. A função da comissão deverá girar em torno do acompanhamento das atividades do espaço.

Localizada na Rua Ricardo Tagliari, o local – quando finalizado e entregue – deve atender a mais de mil famílias, residentes no Parque dos Trabalhadores e região. O preço da construção da obra, conforme uma licitação anunciada em junho do ano passado (2017) no Diário Oficial do município, é estimado em R$ 868.620,37. Depois de permanecer por anos abandonada, houve então a contratação de uma nova empresa para o andamento da obra, subsidiada pelo Ministério da Cultura, Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Artur Nogueira. O novo valor repassado foi de R$ 2,3 milhões.

Leia mais

Iniciada em 2012, Praça do CEU ainda não está concluída em Artur Nogueira

Entrega da Praça PAC em Artur Nogueira segue atrasada

Obras da Praça do PAC são retomadas em Artur Nogueira

Prefeitura de Artur Nogueira abre licitação para continuar obras na Praça do PAC

Obra do PAC em Artur Nogueira é furtada duas vezes em uma semana

Artur Nogueira receberá verba federal de 2,3 milhões para retomada de obra

Praça do PAC: Reuniões serão realizadas com a população

Praça do PAC: Processo licitatório foi adiado

Prefeito Capelini assina contrato da Praça do PAC

……………………………………..

Tem uma sugestão de reportagem? Clique aqui e envie para o Portal Nogueirense.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS



Comentários

Não nos responsabilizamos pelos comentários feitos por nossos visitantes, sendo certo que as opiniões aqui prestadas não representam a opinião do Grupo Bússulo Comunicação Ltda.